Após o Ministério Público de Contas emitir uma notificação recomendando mudanças e melhorias urgentes nas obras da SC-403, que liga a SC-401 aos Ingleses, o procurador responsável Diogo Roberto Ringenberg e o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, se encontraram nesta segunda-feira para falar sobre o assunto.
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Deinfra é notificado devido às obras da rodovia SC-403 no norte da Ilha
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De acordo com o procurador, o presidente do Deinfra não trouxe nenhum posicionamento concreto sobre nenhum dos 16 itens mencionados na notificação recomendatória, apenas falou que examinar a notificação detalhadamente:
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– A recomendação é uma oportunidade de o administrador público fazer o que precisa ser feito sem que ninguém mande. Espero que realmente ele dê uma resposta satisfatória dentro do prazo que foi dado – disse.
Primeiro trecho duplicado da SC-403 será entregue até o final da semana que vem
O prazo de 15 dias dado por Ringenberg termina no dia 24 de junho, e caso o Deinfra não se manifeste no sentido de realizar ou mostrar um plano de curto prazo para cumprir as exigências, o procurador irá entrar com uma ação pública contra o órgão e o presidente será responsabilizado.
Já o presidente do Deinfra disse que encontrou o procurador para informá-lo de que a gerência das obras da SC-403 não é do Deinfra, mas sim da Secretaria de Estado de Infraestrutura, porém o procurador diz que não passa de firulas:
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– Não vou participar desse tipo de firula. Existe uma relação hierárquica entre Deinfra e Secretaria de Infraestrutura. Pelo jeito é um indicativo que não vão seguir a recomendação _ disse o Ringenberg.

Segundo população local, paredão está sendo construído sem necessidade. Foto: Marco Favero/Agência RBS
Veja todas as recomendações do Ministério Público de Contas:
1. Fazer limpeza periódica mesmo durante a obra do sistema de valas e coleta pluvial para o respectivo escoamento/vazão;
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2. Providenciar a iluminação de segurança necessária em todo o trajeto da obra até o término do contrato;
3. Instalar guard rails ou solução de segurança compatível, protegendo a área;
4. Prever a instalação de retorno provisório ou definitivo na região do Tican/Subestação Celesc para os veículos que trafegam em direção ao Balneário dos Ingleses;
5. Planejar uma ou mais saídas rápidas orientadas ao atendimento dos bairros servidos pelos Bombeiros de Canasvieiras;
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6. Fazer recuperação imediata e estruturação de todas as áreas de calçada já executadas;
7. Fazer construção imediata de recuos para o estacionamento dos ônibus que funcionam na região e colocação de placas sinalizadoras e abrigos nos pontos de ônibus;
8. Fazer remoção/realocação ou proteção das tampas de bueiro;
9. Realizar projeto concomitante das pistas de aceleração/desaceleração e calçada que contemple o acesso à Rua Fabriciano Inácio Monteiro;
10. Paralisar a construção do paredão até a devida justificação da necessidade da obra;
11. Instalar telas protetoras que impeçam o acesso das crianças no talude (plano inclinado que garante a estabilidade do aterro) situado nas proximidades da passagem subterrânea em frente à Escola Luiz Cândido;
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12. Promover a readequação e a respectiva sincronia de execução de obras com a Casan, para impedir que recursos públicos sejam gastos e depois destruição da obra recém acabada;
13. Deslocar a faixa de pedestres para exatamente em frente ao túnel de passagem em frente à escola;
14. Adotar medidas de engenharia no sentido para eliminar ou dar destinação correta as águas infiltradas nos túneis de passagem;
15. Ter atuação de engenheiro com especialização na área de tráfego ou segurança para acompanhar a obra até o seu término;
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16. Esclarecer quais soluções de segurança serão adotadas no sentido de monitorar os túneis de passagem construídos na SC-403.