Um novo traçado para trecho do novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz está sendo proposto pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Na edição de ontem o Diário Catarinense mostrou que parte da via, entre o trevo de acesso à Ressacada até após o Loteamento Recreio Santos Dumont, no Carianos, poderia causar uma briga judicial que colocaria em risco parte da obra. O traçado licitado prevê que a rodovia duplicada passe em cima de 200 lotes, cujo valor de desapropriação poderia ultrapassar R$ 30 milhões.

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A proposta do presidente do Deinfra, Paulo Meller, para o novo traçado desse trecho foi apresentada à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) na terça-feira e divulgada exclusivamente ao jornal na tarde de ontem. A via passaria em rua ao lado da Ressacada, em terrenos com poucas construções e particulares.

O estudo de viabilidade técnica para determinar a extensão e custo de desapropriações está em elaboração. No entanto, segundo Meller, os técnicos ambientais do Deinfra afirmaram que o novo traçado é menos prejudicial ao meio ambiente do que o antigo.

O estudo deve ficar pronto em 15 dias e será encaminhado à Fatma para avaliação dos impactos ambientais. Para Meller, se aprovado, o novo traçado resolveria o impasse existente na área de construção do traçado licitado, evitaria atraso na obra por processos judiciais e economizaria dinheiro.

– Mesmo com a aprovação desse traçado, a obra não vai acabar no prazo contratual. Mas estamos focando na via de acesso pela Tapera para que fique pronta em 2014 – diz.

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Depois do projeto aprovado pela Fatma, o Deinfra avalia se será preciso abrir nova licitação, apenas para a execução do novo traçado, ou se será possível fazer uma retificação na licitação antiga. Independentemente da opção, será preciso encaminhar a modificação do projeto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), financiador de toda a obra no novo acesso.