Uma operação da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) na manhã desta sexta-feira prendeu cinco pessoas em um condomínio de oito blocos que fica à margem da Via Expressa, no bairro Abraão, região continental de Florianópolis. Além das prisões, os agentes apreenderam duas pistolas e munições de calibre 380, cocaína, maconha, lança-perfume e R$ 3 mil em dinheiro.
Continua depois da publicidade
Os policiais tinham 13 mandados de busca e apreensão e três de prisão para cumprir no local. Os acusados procurados pelas Divisões de Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), segundo o delegado Antonio Claudio Seixas Joca, atuavam na região norte da Ilha e recentemente se mudaram para o prédio no Abraão.
Um dos presos na operação desta sexta-feira havia sido detido pela Polícia Militar (PM) em 19 de abril durante abordagem na Vila União, no norte da Ilha. Ele e outros três homens estavam com um arsenal que incluía pistolas e submetralhadora. Em 18 de maio, a Justiça revogou a prisão em flagrante deles e os soltou. Cinco dias depois, o Tribunal de Justiça (TJ) voltou atrás e emitiu novo mandado de prisão contra os quatro.
Além dos três presos que tinham mandado em aberto na operação desta sexta, a Deic prendeu em flagrante um casal que tinha armas e drogas em casa.
Continua depois da publicidade
— O objetivo da operação era capturar foragidos. Também apreendemos materiais como drogas e balança de precisão na área externa de dois blocos — relata Joca.
Uma das dificuldades de investigação no local, explica o delegado, é que os moradores ficam com medo de colaborar:
— A população de bem fica acuada para passar informação. Por ser num prédio, os alvos podem até fugir para a casa de um vizinho. Tentamos cumprir os mandados rapidamente.
Continua depois da publicidade
Leia também:
TJ manda prender novamente homens flagrados com arsenal em Florianópolis