Uma reunião entre a prefeitura de Penha e a Defesa Civil do Estado na tarde quarta-feira, em Florianópolis, decidiu as primeiras ações do governo de Santa Catarina para a reconstrução da cidade. O encontro também definiu que, acompanhado de uma equipe técnica, o secretário estadual Milton Hobus vai visitar na sexta-feira as áreas atingidas pelas chuvas do último fim de semana. Depois disso serão discutidas outras obras e investimentos necessários para reestruturar o município.

Continua depois da publicidade

Um recurso já acertado é para construir um novo pontilhão na Rua São Paulo, ligando os bairros Centro e Nossa Senhora de Fátima. A estrutura antiga foi arrancada pela força da enxurrada. O valor da verba ainda não foi determinado, mas a prefeitura calcula que a obra custe entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.

– A Defesa Civil de SC nos atendeu prontamente e a partir desta visita in loco serão verificadas outras formas de ajuda – informa o prefeito Evandro dos Navegantes.

Cerca de 200 pessoas continuam desalojadas em Penha, principalmente crianças e idosos que ficaram com familiares até que as casas sejam limpas e apresentem situação menos precária de moradia. Hoje o governo do Estado vai enviar mais 100 cestas básicas para os afetados pela chuva.

Continua depois da publicidade