As fortes chuvas do fim de semana causaram estrago e deixaram pelo menos 2.200 desalojados em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina. A Defesa Civil passou o domingo vistoriando as áreas atingidas na cidade.
Continua depois da publicidade
Seis pontes foram danificadas ou destruídas e 135 ruas foram atingidas afetando 6.800 pessoas indiretamente, além das 980 famílias que precisaram ser retiradas de casa. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Johnny Eurico Coelho, o grande volume de chuva aliado à maré alta foram os responsáveis pela situação no município.
_ Eu nunca tinha visto isso em Penha, nem no Brasil. São situações que a gente não espera. No fim de semana choveu 96 milímetros de água, que junto com a maré alta provocaram a inundação_ explica.
A grande preocupação para a noite deste domingo é com a possibilidade de mais chuva, acompanhada de raios e granizo na região. Durante a tarde, o nível do Rio Iriri permanecia a um metro acima de seu nível normal.
Continua depois da publicidade
Não há confirmação de nenhum desabrigado em Penha. A prefeitura preparou quatro abrigos para atender os desalojados. A orientação é para que os moradores atingidos procurem a Defesa Civil ou os bombeiros, que tomarão as providências cabíveis em cada caso. Os telefones para contato são 9219-5325 e 3345-1001.