A chuva torrencial da madrugada deste sábado, que deve continuar durante o dia, já deixou pontos de alagamentos em cidades do Norte do Estado e alerta para possíveis deslizamento em morros e encostas.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil está de sobreaviso principalmente nos municípios de Luis Alves, Joinville, Governador Celso Ramos, Garuva, Schroeder, Jaraguá do Sul, Corupá, Brusque, São José, Antônio Carlos, Camboriú e Luiz Alves.
Em Florianópolis, a Defesa Civil registrou apenas um deslizamento de terra na Servidão José Kumakola, na Costeira do Pirajubaé. Parte do muro de uma casa desabou. Apesar do prejuízo, ninguém se feriu.
Em Joinville, choveu cerca de 147 milímetros nas últimas 24 horas, segundo a Epagri/Ciram. Há pontos de alagamento no Centro e nos bairros, principalmente na zona Sul. A Defesa Civil do município está monitorando a região, principalmente os bairros Floresta, Santa Catarina e João Costa. Nenhuma família precisou ser retirada de casa até agora.
Continua depois da publicidade
Em Blumenau, uma tenda que abrigaria uma das entradas da Oktoberfest ficou danificada por causa do acúmulo de chuva que caiu nesta madrugada. A estrutura caiu sobre dois veículos, mas ninguém se feriu. Uma nova estrutura já está sendo montada no local.
A Defesa Civil também emitiu alerta marítimo, pois há risco de ressaca e alagamentos em toda a extensão do litoral catarinense. Além da chuva, há previsão de ventos Leste e Nordeste que se intensificam em alto mar. As ondas podem chegar aos quatro metros, o que pode causar inundações nas áreas mais baixas da costa.
A Defesa Civil recomenda os navegadores a protegerem as suas embarcações e apetrechos de pesca. “Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras”, destaca o órgão.
Continua depois da publicidade
Adutora da SC-406 corre risco de romper no Morro das Pedras
A ressaca está perto de alcançar a SC-406, na praia do Caldeirão, no Morro das Pedras. No começo da tarde deste sábado, a situação na região ainda era crítica. Uma adutora da Casan que abastece as regiões Leste e Sul da Ilha de SC está sob risco de romper. A concessionária de saneamento segue monitorando a situação da tubulação, mas afirma que até a tarde deste sábado não havia risco de desabastecimento na regão. A Defesa Civil de Florianópolis também monitora os deslizamentos no local.
Como fica o tempo
A previsão é de que o sábado continue encoberto com chuva na maior parte do Estado. Há possibilidade de aberturas de sol apenas no Oeste e Meio Oeste. Segundo a Defesa Civil, os ventos estão moderados no sentido Nordeste e Noroeste. Há possibilidade de rajadas no Litoral. O mar está agitado com ondas de Leste.
No domingo, a chuva dá uma trégua e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. A partir da noite, há previsão de novas pancadas de chuva com risco de temporais no Oeste.
Continua depois da publicidade
Contatos de emergência:
Defesa Civil – 199
Bombeiros – 193
Mais informações: http://www.defesacivil.sc.gov.br
Leia mais
Joinville registra média de chuvas para setembro em apenas 24 horas
Mulher morre e em acidente na BR-470
Os detalhes da obra da ponte Hercílio Luz e histórias de quem se dedica a ela
Florianópolis é capital vice-líder em famílias endividadas no Brasil