Pelo menos nove ocorrências de deslizamentos foram registradas pela Defesa Civil de Blumenau neste sábado. Segundo Adriano da Cunha, diretor do órgão, nenhuma delas foi de maior gravidade. Os bairros atingidos foram Vorstadt, Fortaleza, Velha e Ponta Aguda. A situação ainda é de atenção, especialmente neste domingo, quando a previsão é que a chuva aumente a partir do meio da manhã.

Continua depois da publicidade

– Nenhuma das ocorrências foi grave. Houve duas obstruções de ruas, que já foram liberadas e em alguns imóveis, mas sem necessidade de interdição – disse Cunha.

Leia mais

:: Defesa Civil mantém alerta para a previsão de chuvas em Blumenau

Continua depois da publicidade

:: Tempo muda nesta quinta-feira e chuva chega com risco de temporal em SC

Entre as ocorrências de deslizamento, uma foi na Escola Jonas Rosário Coelho Neves, mas que não preocupa. Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, a festa junina que estava programada para este sábado aconteceu normalmente. Houve ainda uma queda de muro em uma casa no bairro Vorstadt.

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas choveu em média 68 milímetros em Blumenau. A região Norte registrou os maiores índices. No bairro Itoupava Central chegou a 88 mm. Já a região Sul foi onde menos choveu, especialmente no Jordão e na Nova Rússia.

Previsão aponta tempo instável até segunda-feira

Nas próximas horas a chuva deve perder intensidade na região, mas à noite e de madrugada pode voltar a chover forte. Conforme informações do Alertablu, domingo haverá a formação de uma nova frente fria na região da divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que mantém a condição de chuva em Blumenau. As temperaturas no fim de semana devem ficar entre 15 e 19°C e o tempo deve melhorar a partir de segunda-feira, quando a frente fria se afasta para o Sudeste do país.

Continua depois da publicidade