O tempo seco que predomina em Blumenau na última semana deve terminar logo segundo as previsões. Uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul deve chegar ao Vale do Itajaí entre o fim da tarde e a noite desta quinta-feira trazendo chuva e seguir até domingo.
Continua depois da publicidade
Quem programou uma atividade ao ar livre neste fim de semana terá de mudar os planos. A Epagri/Ciram prevê chuva para todo o Vale do Itajaí. A partir de sexta o volume de água previsto está entre 10 e 20 milímetros. Em outras regiões, a precipitação será de 50 a 70 milímetros.
Leia mais
:: Tempo muda nesta quinta-feira e chuva chega com risco de temporal em SC
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Adriano Cunha, o alerta é para o monitoramento da quantidade de chuva especialmente nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos. Segundo o meteorologista do Alertablu Gustavo Verardo, devido ao calor dos últimos dias, descargas elétricas também podem ocorrer durante os temporais:
Continua depois da publicidade
– A previsão é de que o tempo fique instável até segunda-feira, com chance de chuva todos os dias.
No início da semana a temperatura máxima chegou aos 31 ºC, mas ontem caiu para 26 ºC e deve se manter entre 20 °C e 22 ºC, uma queda de aproximadamente 10 ºC. Na previsão do Alertablu, hoje o dia segue instável, com períodos de chuva e céu nublado.
– A chuva será intensa no domingo. Nos demais dias haverá pancadas ao longo do dia – diz Verardo.
Chuva e alerta
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram no sábado o acumulado de chuva no Vale, Planalto Norte e Litoral sobe para 50 a 70 milímetros. No domingo o tempo segue instável em todo o Estado, com chuva de intensidade moderada a forte principalmente no decorrer da manhã e parte da tarde. O acumulado de chuva será de 30 a 40 milímetros, em média, com períodos pontuais que podem superar 100 mm no Estado.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que durante tempestades com descargas elétricas, vento e granizo as pessoas permaneçam em local seguro e não transitem em áreas abertas, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos