O amanhecer com nuvens carregadas nesta segunda-feira é uma prévia do que deve ser o cenário nos próximos dias em Santa Catarina. Com previsão de até 200 mm de chuva em algumas regiões nos próximos dias, a Defesa Civil alerta para o risco de granizo, alagamentos e tornados, principalmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Continua depois da publicidade

No Vale do Itajaí, chuva deixa meteorologistas em alerta

Radar de Lontras é desativado após 20 dias de funcionamento

Veja previsão para sua cidade no site do clicTempo

Continua depois da publicidade

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, nesta terça-feira as nuvens de chuva deverão predominar entre Oeste e Serra, onde pode chover a qualquer hora do dia sendo que deverá ser forte com temporais isolados associados a granizo. Nas demais regiões, teremos um dia com muitas nuvens, aberturas de sol e chance de chuva

Na quarta, Santa Catarina terá céu encoberto com previsão de chuva em todas as cidades. No Oeste e na Serra, chance de chuva forte mais de manhã e nas outras regiões entre a tarde e a noite.

– As cidades do Oeste, Serra e parte do Sul deverão ser as mais atingidas pela chuva que está prevista entre 150 e 200 mm, pontualmente até mais. Esse total é igual a superior ao normal de todo o mês de julho – destaca Puchalski.

Continua depois da publicidade

Diante deste cenário, a Epagri/Ciram chama atenção para possibilidade de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis do Estado entre terça e quarta-feira. A Defesa Civil alerta para risco de temporais, rajadas de vento (acima de 70 km/h) e granizo localizado. Devido a condição atmosférica não se descarta ainda a ocorrência de tornados no Oeste nos próximos dois dias.