A liberação de 14 presos que cumpriam pena em regime semiaberto da Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Francisco do Sul, no Norte do Estado, é encarada como ameaça para a segurança pública pela Polícia Militar de Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo juiz Tiago Fachin, titular da Vara Criminal e corregedor do sistema prisional da cidade.
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias de Joinville e região.
Em nota oficial divulgada na segunda-feira, o comandante-geral da PM de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, diz que a liberação de presos, “ainda que revestida da mais plena legalidade, trará potencial ameaça a segurança da sociedade em geral, especialmente pela possibilidade de reincidência em ações delitivas graves já praticadas pelos presos colocados em regime domiciliar”.
Juiz manda soltar 14 presos em São Francisco do Sul
Continua depois da publicidade
Diz ainda que o esforço da PM para efetivar a prisão de alguém, além do risco de vida, torna-se ‘inócuo’.
– Também é importante destacar a influência negativa junto ao componente motivacional dos policiais militares empenhados em realizar prisões, tendo em vista a possibilidade de que outros criminosos presos tenham o mesmo destino – explica a nota.
A decisão do juiz foi cumprida no fim de semana e a previsão é de que pelo menos outros dez sejam transferidos ou soltos nos próximos dias, baixando a população carcerária de 134 para 110 detentos.
Continua depois da publicidade