O Femusc será palco do lançamento do livro A Flauta Mágica, do ilustrador jaraguaense Roberto Laznaster. A obra traz uma releitura do clássico acrescentando pitadas brasileiras, como a presença de índios e criaturas mitológicas da Amazônia. A história inclusive está sendo adaptada para as telonas, em animação, pelo Escritório de Cinema. O roteiro do longa fica pronto em fevereiro.

Continua depois da publicidade

– Queria que a história fosse inédita e ao mesmo tempo ecoasse a trama original, pois minha intenção é fazer essa ligação com Mozart – explicou o artista.

O livro saiu do forno em 2005, com poucas ilustrações e em preto e branco. Ao revisitar a obra, Laznaster “aparou arestas” e enriqueceu a história com elementos gráficos. Durante o evento de lançamento, marcado para a manhã do dia 23, também serão distribuídos gratuitamente mil exemplares, já que o projeto recebeu verba do Fundo Municipal de Cultura.

> O que mudou da primeira para a segunda edição?

Nestes dez anos, o livro foi trabalhado como complemento nas aulas de literatura em diversas escolas de Jaraguá do Sul e Joinville, pelo professor Ítalo Puccini. Também houve uma montagem teatral, adaptada pelos próprios alunos e apresentada na Scar. Algumas pessoas sempre me diziam que mereceria uma nova edição.

Continua depois da publicidade

A primeira edição saiu com poucas ilustrações em P&B, e gostaria de ilustrar mais a história. Busquei mudar um pouco a técnica que uso nas ilustrações, diminuindo o contorno dos desenhos e representando cenários e elementos naturais de maneira mais gráfica, pois desta forma as ilustrações também se aproximam da arte indígena.

O texto foi revisado, diálogos foram reescritos. A trama continua a mesma, mas algumas novas cenas foram acrescentadas para criar mais suspense e aventura. Os capítulos foram reagrupados ou rearranjados para uma leitura mais fluída, recebendo novos títulos.

> Você já tem seis livros publicados. Qual a expectativa para 2016?

Aguardo o lançamento dos dois outros volumes da trilogia As Crônicas do Olimpo (Zeus e Deméter), pela editora Universo dos Livros. Estarei também envolvido na adaptação cinematográfica de A Flauta Mágica junto ao Escritório de Cinema e das atividades da Academia Catarinense de Letras – Seccional Jaraguá do Sul, da qual faço parte. Vou ilustrar uma coleção de três livros infantis, não de minha autoria, para crianças bem pequenas.

Inspiração

Dentro de uma semana, Jaraguá do Sul vai começar a respirar música boa por todos os poros. Para sentir o gostinho do que vem nos 14 dias de Femusc, já é possível conferir a programação dos concertos. Os ingressos começam a ser distribuídos gratuitamente na sexta-feira. Fora da Scar, os músicos se apresentam nos três hospitais, no Lar das Flores e no shopping. Aliás, ainda dá tempo de se inscrever na colônia de férias Femusckinho, para crianças de 6 a 12 anos.

Continua depois da publicidade

Aporte

A diretoria do Femusc recebeu a confirmação do repasse de R$ 600 mil do governo do Estado para o evento. A 11ª edição do Festival de Música tem ainda o apoio da Weg, através da Lei Rouanet, e recebe doações de pessoas físicas e jurídicas com a destinação de parte do Imposto de Renda. É bom lembrar que todos os 106 concertos programados, com a presença de 700 participantes inscritos e mais de 50 professores convidados, tem entrada gratuita.

Em serviço

O comandante do 14º Batalhão, Rogério Vonk, começa hoje a responder pela região Norte da Operação Verão. Serão oito dias fazendo rondas e supervisionando o policiamento no litoral catarinense.

Crianças e adolescentes

O Vale do Itapocu tem 25 novos conselheiros tutelares atuando nos cinco municípios. A posse dos servidores, eleitos pelo voto direto de 8,6 mil pessoas em outubro, aconteceu ontem, conforme calendário nacional. Eles estarão à frente do trabalho de fiscalizar e garantir os direitos de crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos.