O consumo de energia elétrica na regional de Jaraguá do Sul diminuiu 5,2% em agosto deste ano frente a agosto de 2014, principalmente por causa da redução na atividade econômica. Pesa ainda o aumento na tarifa de energia, que acumula reajuste de 57,65% neste período, sem contar o impacta pela bandeira tarifária.

Continua depois da publicidade

O setor industrial utilizou 7,8% menos energia no comparativo destes dois meses, ou seja, cinco milhões de Kilowatt/hora. Os clientes residenciais também gastaram menos, 3,8%, e na área rural o consumo caiu 4,1%. Quem mais puxou a conta para cima foi o poder público, que aumentou o consumo em 5,1% de agosto de 2014 para agosto deste ano. Mas as unidades comerciais também tiveram alta, de 3,4% ou 313 mil Kilowatt/hora a mais.

Corupá não seguiu a tendência dos outros municípios no consumo comercial, que reduziu a demanda em 1,9%; mas expandiu o consumo rural em 0,9%. Vale lembrar que Massaranduba não está computada nos dados, já que não pertence a agência regional de Jaraguá do Sul. O gerente local da Celesc, Luiz Melro Neto, reforça ainda que apesar do consumo de energia menor, houve acréscimo de 3,5 mil unidades atendidas no período.

———————————

Alma lavada

Continua depois da publicidade

A formatura de 55 alunos dos cursos dos Bombeiros Voluntários de Schroeder teve o tradicional batizado. Dois projetos, que envolveram 40 adolescentes, foram concretizados com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). A corporação mais jovem do Vale do Itapocu completou em dezembro um ano e seis meses de atuação.

Antifraude

A Celesc promove nesta quinta-feira, no Cejas, um curso gratuito – a entrada é um quilo de alimento – sobre novas regras para o padrão de entrada de energia. A capacitação, voltada a eletricistas autônomos e funcionários de instaladoras elétricas , visa atualizar os profissionais quanto às mudanças que já estão em vigor – como a obrigatoriedade de a caixa vir embutida no poste, para evitar fraudes. São esperados, no mínimo, 200 participantes.

Itapocu monitorado

O Comitê da Bacia do Itapocu comemorou a assinatura oficial do contrato para a elaboração do Plano de Gestão da Bacia, na tarde de ontem. O ato contou com a presença do secretário Carlos Chiodini e representantes da Unisul e da Fapesc.

Asfalto

Das três empresas participantes da licitação para a pavimentação de quase um quilômetro – do sítio do Spezia até a Chiesetta Alpina, apenas a Infrasul foi considerada habilitada. Como houve recurso por parte da empreiteira Forte Rocha, de Joinville, o processo terá prosseguimento apenas na volta das férias da Prefeitura, no final de janeiro.

Continua depois da publicidade

Visitas garantidas

Além disso, há preocupação para encontrar um meio de a obra acontecer sem obstruir o acesso aos dois importantes pontos turísticos de Jaraguá do Sul, ou impossibilitar a passagem de atletas do voo livre. Integrantes da modalidade, grupo de descendentes de italianos, associação de moradores e o município devem se reunir em fevereiro para tratar do assunto.

Pepistas alertados

Em reunião na noite de ontem da executiva jaraguaense do PP, o diretório reforçou a orientação para o voto em Amarildo Sarti (PV) na eleição da Mesa Diretora da Câmara, que acontecerá na próxima terça-feira. O presidente, Ademir Izidoro, afirma ainda que a posição do partido é pelo não aumento do número de vereadores em Jaraguá do Sul, caso a proposta seja reapresentada no ano que vem.

Peregrinação

Os católicos de Jaraguá do Sul e região se concentram nesta quinta, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, para o lançamento do Ano da Misericórdia. A missa, às 20h, será celebrada pelo bispo Irineu Scherer.