A Prefeitura de Guaramirim propõe aumento de 50% na taxa de coleta de lixo do município, a ser aplicado após o reajuste da inflação. O projeto chegou à Câmara no dia 1º e precisa passar por duas comissões antes de ir a plenário. Na justificativa, o município alega que como não houve atualização da alíquota além da inflação nos anos anteriores, há defasagem entre o que a Prefeitura recolhe dos contribuintes e o que precisa desembolsar para cobrir os custos do serviço.

Continua depois da publicidade

Entre 2011 e 2014, a taxa cobria cerca 30% do valor gasto. Neste ano, o percentual já aumentou para 60%. O déficit se torna insustentável alongo prazo e é preciso equilibrar esta conta, ainda que a medida traga um “ônus político” considerável para o prefeito Lauro Fröhlich, pré-candidato a reeleição. Claro que com a atualização da base de dados imobiliários do município em 2016, a tarifa seja cobrada de todos os moradores, e não apenas de alguns – o vereador Charles Longhi denuncia que 30% imóveis dos não estariam cadastrados.

Plano de Resíduos

Aliás, o serviço de coleta de lixo é apenas um dos itens que compõem o Plano de Resíduos Sólidos de Guaramirim, cujo texto de atualização deve chegar à Câmara até amanha. O documento apresenta o diagnóstico e propõe metas a serem cumpridas para ampliar e melhorar os serviços de drenagem, abastecimento de água e tratamento de esgoto; além do lixo.

———————–

Continua depois da publicidade

Outros destaques do Portal Jaraguá:

Mobilidade sobre rodas

O projeto executivo da Ciclovia do Trabalhador, que agrega dez quilômetros de faixa exclusiva para ciclista aos cinco quilômetros já existentes, deve ser entregue amanhã para a Prefeitura de Jaraguá do Sul. A linha férrea, desde o bairro Centenário até o Rau, terá ciclovias, enquanto no Amizade e no Santa Luzia, serão criadas ciclofaixas.

Orçamento

Antes do recesso de fim de ano, que começa dia 17, o Legislativo de Guaramirim precisa apreciar o Orçamento para 2016. Em Jaraguá do Sul, a previsão de receitas e despesas em R$ 702 milhões passou por primeira votação – unânime – e deve ser sacramentada na tarde de hoje.

Sem clima

O Calçadão de Jaraguá do Sul parece mais triste do que nunca com a falta de decoração natalina, a retirada de árvores e o desleixo da população com lixo. Nesta época de fim de ano, a necessidade de revitalizar o espaço coletivo mais importante do centro da cidade é latente. A proposta para modernizar e humanizar o Calçadão, com a parceria do Sebrae, CDL e Prefeitura, depende de recursos e por isso está em “banho maria”.

Cara nova

A CDL de Guaramirim elegeu nova diretoria na sexta-feira, com aclamação pela chapa única encabeçada por Paulo Correa, atual vice-presidente. A entidade foi fundada em 2014 com 90 associados e hoje soma 140 integrantes.

Continua depois da publicidade

Alerta da AIDS

A partir do ano que vem, a entrega da medicação cotidiana para pacientes soropositivo de Guaramirim será feita no próprio municípios, e não mais na Gerência Regional, em Jaraguá do Sul. A cidade viveu um aumento significativo este ano no número de casos diagnosticados, passou de 77 para 98 em quatro meses. Além disso, o avanço da sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis preocupa o setor de saúde de todo o Vale do Itapocu.

Concorrido

Mesmo com duas apresentações, em vez de uma, quase todos os ingressos para o Auto de Natal da Scar já foram vendidos. Cerca de 300 artistas sobem ao palco nos dias 12 e 13 de dezembro para o tradicional espetáculo de música, dança e teatro. Não garantiu o seu ainda? Então, corre lá.

Transferências

O subcomandante da PM de Jaraguá do Sul, tenente-coronel Gildo Andrade, será transferido dia 11 para Mafra, onde assume o Batalhão. Para o lugar dele em Jaraguá do Sul será nomeado o major João Carlos Kuze.