A mudança de nomenclatura e de autonomia de Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) para Agência (ADR) foi aprovada no dia 17 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, mas alterações ainda mais profundas estão por vir. Para o ano que vem, o governo do Estado programa uma reforma administrativa e a reformulação de cargos, e a Regional de Jaraguá do Sul pode ser a primeira a passar por este processo.

Continua depois da publicidade

Esta reforma será feita sob medida para respeitar as especificidades de cada regional e o secretário Leonel Floriani esteve em Florianópolis essa semana conversando com o Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, para iniciar por aqui a modernização da estrutura. Floriani quer reforçar equipes de projeto, e em contrapartida enxugar alguns cargos que estariam ociosos. Segundo ele, na visita às escolas, já foram diagnosticadas “gorduras” a serem queimadas na troca por mais pessoal voltado ao planejamento.

Dois turnos

A partir de março, o horário de funcionamento da ADR será estendido, passando a funcionar das 9 às 18h. A carga horária de alguns servidores também vai aumentar, mas a ideia é remanejar pessoal para formar escalas e garantir o atendimento ao cidadão sem incremento significativo dos custos da estrutura.

————–

Continua depois da publicidade

outros destaques do Portal Jaraguá:

Depois da tempestade

O Calçadão virou um mar de galhos e folhas na manhã desta sexta-feira, enquanto equipes da Defesa Civil e Obras retiravam uma árvore que foi arrancada durante o vendaval de quinta à tarde. Rajadas que chegaram a 59,44 km/hora, em Jaraguá do Sul, segundo a Epagri/Ciram – provocaram estragos, mas não deixaram feridos. Pelo menos cinco pessoas se machucaram depois que a tormenta havia passado – estavam nos telhados, consertando ou avaliando os danos, e caíram.

E o vento levou

O setor mais prejudicado pela ventania foi a rede de energia elétrica, com quase 70 mil unidades afetadas no dia do fenômeno, e restabelecimento nesta sexta-feira, por dez equipes da Celesc – a regional Jaraguá contou com o apoio de Joinville. Os alimentadores e as subestações não foram atingidas, mas a rede de baixa tensão nunca sofreu ataque tão forte de outdoors, placas e árvores. A própria agência da Celesc foi parcialmente destelhada pelos ventos.

Justiça digital

Faltam digitalizar apenas 500 processos – dos 75 mil – para que a Justiça Federal em Jaraguá do Sul alcance a marca de 100% eletrônico. Outro feito comemorado este ano pelo órgão é o tempo médio de 91 dias entre protocolar a ação e a sentença – a Corregedoria considera de 90 dias o prazo ideal.

Duplicação

No ano passado, a Justiça Federal em Jaraguá coordenou a primeira audiência de conciliação para desapropriação ao longo da BR-280, e determinou o pagamento de R$ 8,5 milhões aos proprietários de 36 áreas. A equipe do judiciário está pronta para uma segunda rodada, aguarda apenas que o governo federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberem os recursos para novas indenizações.

Continua depois da publicidade

Saúde da pele

Está marcada para terça-feira, às 13h30, na SDR, a entrega de dermatoscópios para Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba. As equipes municipais serão treinadas, no mesmo dia, para operar o equipamento, e enviar as imagens a um consultor de Florianópolis, na UFSC, para triagem e encaminhamento a especialistas. Há expectativa de que com a agilidade nos atendimentos de telemedicina, as filas por consultas sejam reduzidas pelo menos a metade.

Cesta

Depois de passar pelo gigante ADN Master, do Rio de Janeiro, (placar apertado de 49 a 45), e pelo Londrina (31 a 24); as meninas do Basquete Jaraguá (Colégio Evangélico) prosseguem confiantes para a final nacional dos Jogos Escolares da Juventude sub-15 – 17 anos. Na semifinal, nesta sexta-feira, derrotaram o Rio Grande do Sul por 50 a 31 e neste sábado às 13h30 tem a grande decisão, contra a equipe favoritíssima de São Paulo. Pelo Facebook, as atletas pediram para os fãs enviarem vídeos de incentivo.