Os motoristas que circulam por Jaraguá do Sul receberam quase 1,5 mil multas a mais neste ano do que em 2014, segundo as estatísticas de lombadas eletrônicas e radares em semáforos. O aumento de 2% deve ser ainda maior, já que os dados de dezembro estão atualizados até metade do mês. Neste ano, os fotossensores flagraram 70.452 infrações, contra 69.027 do ano passado.

Continua depois da publicidade

Só para excesso de velocidade – até 20% além do permitido – foram geradas 46,8 mil multas em 2015, o que representa 66,4%. O avanço de sinal vermelho nos semáforos vem em segundo lugar, com 27% dos casos. Ultrapassar em mais de 20% o limite de velocidade foi a infração cometida por 6% dos veículos multados.

Até novembro deste ano, abril foi o mês com mais infrações registradas: 7,9 mil, enquanto a média ficou em 6,25 mil. No ano passado, o pico foi atingido em outubro, mês em que foram multados 6,8 mil veículos.

Chuvarada

Nenhum imóvel foi atingido pela forte chuva de domingo, mas o lamaçal que ficou nas ruas de Schroeder ainda demanda muito trabalho. Segunda e ontem, o prefeito Osvaldo Jurk acompanhou a limpeza e garante que tudo estará em ordem até a virada do ano.

Continua depois da publicidade

– Não adianta colocar placa de interditado e deixar assim. É preciso trabalhar – diz.

1, 2 e vai

O Samae começou ontem os primeiros testes da nova estação de tratamento de esgoto no bairro São Luiz. Para avaliar a tubulação, os técnicos e o presidente da autarquia, Ademir Izidoro, e equipes da empresa fornecedora usaram água para evitar possíveis transtornos. A inauguração oficial do sistema de coleta e tratamento deve acontecer até fevereiro.

Lixo

A Prefeitura de Corupá já publicou a lei que permite participar do consórcio para a gestão integrada do lixo do Vale do Itapocu. Até que ele vire realidade, ainda vai demorar um bom tempo – entre audiências públicas, licitações e implantação de estrutura – mas os municípios precisam dar este encaminhamento ainda em 2016, sob risco de o projeto voltar a estaca zero depois das eleições.

Quiriri

A propósito de consórcios, Corupá vai destinar R$ 0,025 (dois centavos e meio) para cada cem litros de água tratada consumida na cidade, para o programa Quiriri Sustentável. A doação – uma média de R$ 2 mil ao mês – não será acrescentada na fatura, mas custeada pela Águas de Corupá. Também participam do consórcio os municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, e Rio Negrinho.