Seguindo a tendência estadual, o comércio jaraguaense teve queda nas vendas entre 6% e 15% para o período de Natal. Pelo menos foi o que apontou a pesquisa feita com os lojistas, em que 76% reclamaram de resultado pior do que no ano anterior, e 24% comemorou um aumento no faturamento.

Continua depois da publicidade

A enquente teve baixíssima participação, apenas 31 lojistas responderam a pesquisa da CDL de Jaraguá do Sul. Eles também perceberam uma preferência maior por pagamentos à vista ou com poucas parcelas, “para não assumir compromissos de longo prazo”, atribui o presidente da entidade, Marcelo Nasato. O início de ano, aliás, é visto com receio pelo setor. “As notícias ruins, com aumentos de impostos e preços, deixam o empresário assustado, sem saber onde está pisando. Queremos manter o pensamento positivo, por isso é preciso reestudar o planejamento com frequência”, analisa.

No Estado

Segundo a Fecomércio, a surpresa positiva do ano ficou por conta do gasto médio por compra, que aumentou de R$ 189 para R$ 198. Mas o volume das vendas diminuiu e o faturamento dos estabelecimentos ficou 7,3% menor do que no Natal de 2014.

——————————-

Continua depois da publicidade

Ilusão de ótica

Três operários foram vistos trabalhando no viaduto da avenida Waldemar Grubba entre quarta e quinta-feira. Sim, tem movimentação na obra, mas não se anime muito. A presença deles é mera marcação de território, para não “abandonar” de vez a empreitada. A construtora responsável, a EPT, não se manifesta oficialmente, mas o motivo para o atraso continua sendo a falta de repasse de verbas, que mantém em banho-maria o início do asfaltamento da estrutura.

Reivindicações

O prefeito em exercício de Jaraguá, Jaime Negherbon (PMDB), voltou a cobrar dos representantes estaduais da região, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) e o secretário Carlos Chiodini (PMDB), o início das obras no trecho urbano da BR-280, estadualizado na metade do ano e com parte das obras já licitadas. A cobrança, na capital catarinense, ainda não surtiu o efeito esperado.

Viaduto

E por falar em BR-280, o deputado estadual Vicente Caropreso voltou a questionar o DNIT sobre o atraso na entrega do viaduto de acesso a Schroeder. O superintendente do órgão federal, Vissilar Pretto, já foi convidado três vezes a vir à região para prestar contas e não apareceu – esvaziando o movimento da Frente Parlamentar. Caropreso também acionou o deputado federal Mauro Mariani para que o Fórum Parlamentar Catarinense faça uma reunião em Jaraguá do Sul nos mesmos moldes da de Blumenau, em novembro, para a BR-470.

“As autoridades que deveriam prestar contas se negam a vir a nossa região. Não querem se comprometer, não querem se queimar politicamente.” – do deputado Vicente Caropreso, sobre o andamento da duplicação da BR-280.

Continua depois da publicidade

Abandono

A coluna vem cobrando desde o início de 2015 o término da ponte sobre o ribeirão Manso, no bairro Santa Luzia. A reportagem esteve esta semana no local e viu que pouca coisa mudou. A obra deveria ter sido retomada em abril, quando o governo federal liberou recursos, mas efetivamente começou em julho. Neste ano, a comunidade “comemora” cinco anos de promessas para recuperar a passagem.

Reajuste

Apesar da reunião que definiu o reajuste da passagem de ônibus ter acontecido na tarde desta quinta-feira, a prefeitura informou que só vai divulgar oficialmente o índice hoje. A Canarinho pedia 11,08% e a equipe de Trânsito tentava manter no patamar da inflação, de 10,5%. O novo valor deve entrar em vigor na segunda-feira. É o segundo reajuste em nove meses.