Ele chegou de mansinho e sem alarde alcançou o topo da lista de maior causador de mortes entre os homens este ano, em Jaraguá do Sul. O câncer de próstata e o do sistema respiratório lideram empatados o ranking de causas, com 12,96% cada. Além da falta de sintomas que alertem para o avanço da doença, o câncer de próstata ainda tem outro aliado: o preconceito masculino e a pouca importância dada por eles à saúde e exames preventivos.

Continua depois da publicidade

Em Jaraguá do Sul, desde 2012 o número de vítimas fatais desta doença vinha caindo, mas este ano a curva já se inverteu. De janeiro a setembro de 2015, sete homens morreram por causa do câncer de próstata – mesma quantidade registrada nos doze meses de 2013 e dois a mais do que em todo o ano passado.

Cerca de 80 pacientes estão em tratamento em Jaraguá do Sul – entre moradores da microrregião do Vale do Itapocu e outros municípios conveniados. Médicos alerta que o quanto antes a doença é detectada, maiores as chances de cura e menos invasivos os procedimentos. Assim como o mundialmente conhecido Outubro Rosa, que incentiva os exames de mama; o Novembro Azul também foca na prevenção e no diagnóstico precoce para busca de mais qualidade de vida.

O câncer de próstata mata:

2012 – 11 óbitos

Continua depois da publicidade

2013 – 7 óbitos

2014 – 5 óbitos

2015 – 7* óbitos (até setembro)

Bigode em moda

Para entrar no clima da prevenção ao câncer de próstata, o Vale do Itapocu começou a se vestir de azul. O símbolo do Corupá Buffalo ganhou um bigode para a campanha do Novembro Azul. Desde outubro, médicos promovem palestras sobre a saúde do homem em empresas e unidades de saúde, com o ponto alto no dia 16, no seminário de oncologia na Acijs, com entrada gratuita.

—————

outros destaques do Portal Jaraguá:

Distância Segura

A faixa de domínio ao longo da via férrea foi assunto de reunião, ontem, entre os vereadores do Itapocu e a concessionária Rumo/ALL, representantes do DNIT e da ANTT. O encontro reuniu mais de 40 pessoas – com maior volume de engenheiros – e cerca de 15 vereadores dos sete municípios. O cerne do debate busca a flexibilidade para construções já erguidas na área de proteção determinada por legislação federal – muito semelhante ao que se discutiu na época do novo Código Florestal para margem de rios, com especificidade na realidade local e situações consolidadas.

Inovação

O primeiro Festival Moda & Negócios de Tecnologia, que começa hoje, em São Paulo, terá um representante jaraguaense no debate “Têxtil Inteligente”. Edmundo Barbosa da Silva, coordenador de Inovação do Grupo Malwee, conversou com a coluna antes de embarcar para a capital paulista. Para ele, a tecnologia proporciona o aumento da utilidade das peças de vestuário, antes limitadas a proteção e beleza. No catálogo da empresa, é possível encontrar roupas que hidratam até a jaqueta que reproduz música.

Desafios

Outra questão apontada por Silva, a consciência ecológica do segmento para os recursos naturais – no qual a Malwee é reconhecida pelo projeto de reutilização da água. Mas as indústrias ainda precisam pesar bem para encontrar o equilíbrio entre essa sustentabilidade e investimentos em inovação e a percepção de benefícios e preço competitivo para que os consumidores se mantenham fiéis.

Continua depois da publicidade

Dança das cadeiras

Está valendo, desde ontem oficialmente, a troca de comando das secretarias anunciadas em meados de outubro. Além de Leocádio Neves que ficou com a Fujama e a Defesa Civil; o secretário de Habitação, o Dega, também acumula a Assistência Social. Manu Wolff já está à frente da Saúde e Marcelo Prochnow gerencia a Fundação Cultural. Na procuradoria, o servidor de carreira Eduardo Marquardt responde pelo setor jurídico.