Em visita ao Presídio Regional de Joinville, na tarde desta sexta-feira, o diretor-geral do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Soares Lima, anunciou que espera, em 90 dias, já contar com um bloqueador de celulares na unidade. Ele afirmou que a licitação para contratar o serviço já foi encaminhada. Atualmente, entre as 48 unidades prisionais do Estado, apenas a Penitenciária Industrial de Joinville, localizada ao lado do presídio no bairro Paranaguamirim, conta com a tecnologia.
Continua depois da publicidade
Uma operação pente-fino realizada nesta sexta no presídio resultou na apreensão de 24 celulares, seis chips, um cartão de memória, 11 baterias, uma pequena serra e 150 gramas de maconha. A unidade abriga mais de mil detentos, em espaço onde caberiam 650.
As medidas foram tomadas pelo departamento da Secretaria de Justiça e Cidadania após as denúncias publicadas por “A Notícia” na edição do último domingo. Na primeira reportagem da série “Diálogos Proibidos”, os repórteres Roelton Maciel e Lucas Balduino mostraram gravações feitas em um serviço de chat telefônico em que pessoas que afirmaram estar detidas em cadeias do Estado conversavam sobre privilégios, como o uso de drogas.
Mais: Escute as coversas gravadas por AN.
Continua depois da publicidade