Em nova pesquisa Datafolha desta terça-feira, Dilma Rousseff (PT) aparece com 47% dos votos totais, enquanto Aécio Neves (PSDB) manteve os mesmos 43% da pesquisa divulgada na segunda-feira. Brancos e nulos foram de 5% para 6% e indecisos, de 6% para 4%.
Continua depois da publicidade
Considerando os votos válidos, Dilma está com 52% e Aécio, com 48%, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Os números apontam um empate técnico no limite máximo da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa desta terça-feira ouviu 4.355 eleitores. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01160/2014.
O levantamento aponta ainda dados sobre a inflação. Em abril, o índice dos que achavam que a inflação ia aumentar era de 64%. No fim de setembro, o número era de 50%. Na pesquisa desta segunda, apenas 31% apostam que a inflação vai aumentar. Para 24%, a inflação vai diminuir.
Continua depois da publicidade
Por que o Datafolha mostra avanço de Dilma
Leia as últimas notícias sobre Eleições
O aumento do otimismo, segundo a Folha de S. Paulo, motivado pela campanha eleitoral – tanto de Dilma, quanto de Aécio. A explicação é que a maioria dos eleitores de Dilma e Aécio apostam que os respectivos candidatos vão vencer a eleição, favorecendo a tendência de acreditar que o futuro presidente terá condições de promover melhorias.
O levantamento mostra ainda mostra o avanço de Dilma entre eleitoras mulheres – de 42% para 47% desde o dia 9 -, no grupo dos trabalhadores que recebem entre dois e cinco salários mínimos – de 39% para 45% desde o dia 15% – e no Sudeste – de 34% para 40% desde o dia 9.
O interesse pela eleição também aumentou: passou de 39% no fim de agosto para 50% na pesquisa desta terça.
Continua depois da publicidade