Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira mostra Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) pela primeira vez no segundo turno. Porém, os candidatos aparecem empatados tecnicamente conforme a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A presidente tem 46% dos votos totais (antes aparecia com 43%), contra 43% do tucano (que, no último levantamento, tinha 45%).

Continua depois da publicidade

Brancos e nulos somam 5%, um ponto percentual a menos do que a última pesquisa. Não sabem em quem votar representam 6%, o mesmo índice anterior.

Aécio e Dilma mudam estratégia em debate

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014

Continua depois da publicidade

Quando levados em consideração apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Dilma tem 52%, e Aécio, 48%. Este é o mesmo método utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado das eleições.

A pesquisa ainda perguntou sobre a avaliação do governo Dilma. Conforme o instituto, 42% o consideram bom ou ótimo. Já 20% consideram a administração petista ruim ou péssima, e 37% a acham regular.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios nesta segunda-feira, 20 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, em 100 pesquisas com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR 01140/2014.

Continua depois da publicidade