De um jeito inusitado, moradores da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pediram pela despoluição do local, pelo restabelecimento do saneamento básico e por medidas que resolvam o problema de mobilidade. O protesto realizado sábado reuniu 250 pessoas, dezenas de cartazes e 15 vasos sanitários.
Continua depois da publicidade
As privadas foram colocadas dentro da Lagoa representando que todo os dejetos estão sendo jogados na água, sem nenhum tratamento. Depois, os bacios foram levados para a rua.
-Como se fosse um monumento do descaso-, diz o biológo Daniel de Araújo Costa, diretor da Associação de Moradores do Porto da Lagoa e do movimento Ciclovia da Lagoa Já.
Além dele, representantes de outras quatro associações, grupos e comunidade também protestaram. Houve caminhada rente à rua.
Continua depois da publicidade
Foram duas horas de desabafo sobre o descaso que vem sofrendo a Lagoa da Conceição.
-A Lagoa está apodrecendo. Cada dia está pior. A água é imprópria para banho e afugenta os turistas. Daqui a pouco a Lagoa vai morrer-, lamenta.
Entenda o caso
Em 2000, o MPF propôs Ação Civil Pública a fim de evitar danos ambientais na região da Lagoa da Conceição causados pela poluição e esgotamento de seus recursos naturais. A ACP foi julgada procedente e diversos itens tiveram que ser cumpridos.
Porém, passados mais de seis anos da sentença, a CASAN ainda não apresentou a adequação do sistema das ETE’s da Barra da Lagoa e da Lagoa da Conceição. Todos estes pontos continuam a comprometer de forma negativa a Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição. As ações são assinadas pela procuradora da República Analúcia Hartmann.
Continua depois da publicidade
Previsão de obras
Em nota a Casan informa que o contrato de financiamento foi assinado em março de 2010. A estatal está em fase de licitação e o investimento será de R$ 22 milhões e 149 mil assegurados para obras de ampliação da rede de coleta de esgotos que ao final vão atender praticamente 90% da região da Lagoa com coleta e tratamento. A licitação para as obras esta prevista para o segundo semestre deste ano.