Estudante pouco aplicado, mas determinado a caminhar com as próprias pernas, o jovem Cide Damiani iniciou, em 1979, a história de uma marca de jeans que hoje tem presença em mais de 125 lojas no país. Aos 19 anos, ele dava início à Damyller, em Criciúma, com algumas máquinas de costura e o apoio dos amigos.

Continua depois da publicidade

Naquela época, as filhas de Cide ainda não eram nascidas. A mais velha, Damylla, nasceu um ano depois. Enquanto a empresa de jeans e moda jovem engatinhava, três irmãos de Cide entraram para a sociedade e seguem juntos até hoje.

— Todos nós, inclusive os primos, começamos desde muito pequenas no negócio. Vínhamos passear na fábrica durante os finais de semana e nas férias, para brincar e correr entre as máquinas, dentro dos pavilhões, andar de bicicleta e brincar nas máquinas de escrever da época — conta Jordana Damiani, gerente de marketing e comercial da Damyller e irmã de Damylla.

Damyller, Farben e Anjo participam de workshop sobre gestão familiar

Leia mais notícias do projeto Gestão de Valor

Continua depois da publicidade

Do nome à diretoria, a Damyller é uma empresa de família. A marca foi batizada por uma mistura dos sobrenomes Damiani, do pai Marino, e Cavaller, da mãe do empreendedor. De acordo com Jordana, o pai sempre se preocupou em preparar as irmãs para o trabalho na empresa.

— Desde pequenas, ele nos dizia que tínhamos que estudar para saber cuidar do que seria nosso um dia. Tínhamos que ter o mesmo amor que ele tem pela Damyller. Durante a adolescência, ele nos trazia para a fábrica até o dia em que começamos a trabalhar. Então, ficamos alguns anos acompanhando nossos pais e tios até cada uma achar o seu caminho dentro da empresa – conta.

Além de atuar no dia a dia da companhia, Jordana e Damylla fizeram parte do Programa de Desenvolvimento de Acionistas (PDA) da Fundação Dom Cabral. O comando da empresa ainda está na primeira geração, que participa ativamente. Na segunda geração, há sete primos e irmãos — cinco atuam na operação e três deles com mais de 10 anos.

Apesar do envolvimento da família com o negócio, a orientação é que o desempenho profissional prevaleça nas decisões.

Continua depois da publicidade

— Vai ficar quem tiver competência para tocar o negócio. Estamos todos sendo preparados com o acompanhamento direto em todas as reuniões estratégicas da Damyller — afirma Jordana.

Apesar do ano difícil, a gerente afirma que a empresa enfrenta 2016 em uma situação muito confortável, resultado de um trabalho de estruturação realizado nos últimos dois anos. Hoje, a Damyller tem dois parques fabris, com mais de 23 mil metros de área construída. Além disso, gera mais de 2,6 mil empregos diretos, além dos indiretos. A empresa lança mais de 100 novos produtos por mês, numa média de 15 coleções por ano, distribuídas semanalmente.