As empresas familiares são a base da economia do país. No Brasil, de acordo com um levantamento recente realizado pela consultoria McKinsey e publicado na revista Exame, 65% das empresas com receita anual de US$ 200 milhões pertencem a famílias. Apesar da expressão desse tipo de negócio na história do empreendedorismo brasileiro, muitas companhias têm dificuldade de sobreviver com o passar do tempo.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do projeto Gestão de Valor
Segundo dados do mesmo levantamento, apenas 30% das companhias chegam à segunda geração e apenas 10% delas alcançam a terceira. Para discutir os desafios da gestão dos negócios familiares, o Diário Catarinense promove com o patrocínio da Tractebel, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Sindicato dos Engenheiros do Estado de Santa Catarina (Senge) e apoio da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), o 1o Workshop Gestão de Valor 2016, na próxima quinta-feira (7/7), no Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo.
Durante o encontro, empresas catarinenses vão compartilhar com o público as experiências bem-sucedidas de gestão familiar. Conheça as empresas confirmadas:
Continua depois da publicidade
- Filipe Colombo, CEO na Anjo Tintas e Solventes — Especializada em tintas, solventes e complementos para os segmentos automotivo, imobiliário, flexográfico e industrial, a empresa tem mais de 100 produtos presentes em mais de cinco mil pontos de venda em todo o país. Um dos maiores diferenciais da Anjo é o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, o que a torna referência em inovação e qualidade.
Foi eleita pela revista IstoÉ Dinheiro como a companhia mais inovadora do setor químico e petroquímico nacional e listada entre as empresas que mais estimulam seus funcionários a contribuir para o processo de inovação, em pesquisa publicada pela revista Exame.
Fundada em 1986, a Anjo possui quatro fábricas na cidade de Criciúma (SC), onde fica a sede da empresa. Conta ainda com três filiais nas cidades de Bragança Paulista (SP), Aparecida de Goiânia (GO) e Vitória de Santo Antão (PE).
Edmilson Zanatta, Vice-presidente na Farben S/A Indústria Química — Fundada em 1993, na cidade sul catarinense de Içara, a Farben orgulha-se em ter conquistado ao longo de sua história, títulos e certificações que a posicionaram entre as melhores empresas do país em seu segmento, transformando sua marca em sinônimo de qualidade em tintas e complementos para os mercados moveleiro, imobiliário e de metal mecânica.
Continua depois da publicidade
A empresa foi criada por Aurélio Álvaro Michelluzi, Pedro Saulo Medeiros Haro e Ilmar Broch que procuraram Jayme Antônio Zanatta para propor a instalação de uma fábrica de tintas na região. O nome Farben foi escolhido para batizar a empresa porque significa cores em alemão. Inicialmente a empresa contava com uma capacidade produtiva de 30 mil litros/mês. Hoje, a companhia superou a marca de 2 milhões de litros/mês.
Jordana Damiani / gerente de marketing da Damyller — O empreendedor Cide Damiani, com o pai como avalista, 10 colegas e sete máquinas de costura, deu início a Damyller em 1979. No início, operava em um prédio simples, na Rua João Pessoa, no Centro de Criciúma.
O foco da Damyller sempre foi o jeans. No começo, a empresa trabalhava também com sarja colorida e veludo. Com o tempo, o negócio foi se expandindo. Em janeiro de 1991, a empresa mudou para a sede atual, em Nova Veneza. A unidade começou com 3 mil metros quadrados de área construída e hoje tem 20 mil metros quadrados. Recentemente, a empresa também inaugurou uma nova unidade no distrito do Rio Maina, em Criciúma, com 60 mil metros quadrados.
Do nome à diretoria, a Damyller é uma empresa de família. A empresa foi batizada por uma mistura dos sobrenomes Damiani, do pai Marino, e Cavaller, da mãe.
Continua depois da publicidade
As inscrições para participar do workshop são gratuitas.
O quê: 1 Workshop Gestão de Valor 2016
Quando: quinta-feira, 7/7, às 8h30min
Onde: Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo
Inscrições: clique aqui.