A juíza Adriana Lisbôa, da Vara da Fazenda Pública em Balneário Camboriú, emitiu uma cautelar proibindo a expansão do número de vagas da Zona Azul na cidade até que sejam analisados pedidos de liminar que constam em uma ação popular, movida pelo vereador Leonardo Piruka (PP).
Continua depois da publicidade
A decisão ocorreu horas antes do prefeito Edson Piriquito (PMDB) suspender, em decreto, o contrato com a empresa Dom Parking – e, consequentemente, a cobrança do estacionamento rotativo.
A ação, assinada pelo escritório do advogado Juliano Cavalcanti, ex-procurador do município, pede a nulidade da licitação do serviço, feita em 2011. Os argumentos incluem supostas irregularidades que vieram à tona na análise de documentos e nos depoimentos prestados pela própria direção da Dom Parking em uma audiência pública, em maio.
Continua depois da publicidade
O processo lista a criação de vagas acima do que havia sido previsto no edital de licitação, ampliação excessiva no número de vagas (inclusive em áreas residenciais e sem estudos técnicos convincentes, o que chegou a ser pauta das entidades de classe nos últimos anos), e a falta de fiscalização do município sobre a atuação da concessionária.
A magistrada vai se manifestar sobre o pedido de cancelamento da licitação somente após ouvir a prefeitura e a empresa. Caso ela decida acatar o pedido, o contrato é automaticamente cancelado.
Nesta quinta-feira a Secretaria de Compras informou que o município vai cancelar por conta própria o contrato com a Dom Parking em 45 dias, por inadimplência. Nesse período será lançado um edital de licitação para contratar uma nova concessionária.
Continua depois da publicidade
Até que isso ocorra, o pagamento deve seguir suspenso.
Apesar do decreto que determinou a suspensão do estacionamento rotativo, nesta quinta de manhã os monitores ainda trabalhavam nas ruas de Balneário. A Guarda Municipal chegou a ser chamada, mais de uma vez, para coibir a cobrança.
O comando da Guarda informou que, assim que a empresa foi notificada pela prefeitura, o pessoal se recolheu.