Uma parceria entre a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio, a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e a European Boating Industry – confederação que reúne a indústria náutica europeia – vai realizar pesquisas para mapear a economia do mar em Santa Catarina. O acordo, firmado esta semana em uma reunião na Feira Internacional da Economia do Mar Brasil-Itália (Fimar), em Itajaí, será assinado ainda no primeiro semestre.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Mané Ferrari, presidente da Acatmar, diz que a ideia é aproveitar o know how da confederação para entender a complexidade e a importância de um setor que reúne desde a pesca até a construção de embarcações, passando pelo comércio e serviços ligados ao mar – uma rede que, na opinião de Ferrari, deverá surpreender pelo tamanho e potencial ao final do levantamento.
O estudo vai apontar quais são os pontos fortes e os gaps do mercado em Santa Catarina, e onde a economia do mar pretende chegar. A pesquisa deverá reforçar a ideia há muito defendida pela Acatmar, de que é necessário investir em infraestrutura para ganhar fôlego – e aí entram as marinas, as “meninas dos olhos” do setor .
O primeiro contato da confederação com a Acatmar ocorreu em um encontro em Gênova, na Itália. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, a European Boating Industry representa os interesses da náutica europeia e reúne 7 mil empresas em 17 países.
Continua depois da publicidade