Itajaí recebe a partir desta quarta-feira a segunda edição da Feira Internacional da Economia do Mar Brasil-Itália (Fimar), confirmando sua posição como um dos principais polos náuticos do país. O evento estimula a troca de conhecimentos e tecnologias entre empresas brasileiras e italianas, além de proporcionar a geração de negócios, que neste ano deve ultrapassar os R$ 10 milhões. A feira segue até sábado, no Centreventos.

Continua depois da publicidade

– É uma oportunidade para as empresas catarinenses diversificarem a gama de produtos oferecidos, entrar no mercado de exportações e sair da crise. Firmar parcerias com os italianos e trazer novas tecnologias e produtos que gerem emprego e renda em SC – afirma o presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), Leandro Mané Ferrari.

Em 2015, a primeira edição da feira ocorreu em Florianópolis e neste ano migrou para Itajaí. De acordo com Ferrari, a tradição do município em sediar grandes eventos náuticos, como a Volvo Ocean Race e a Regata Jacques Vabre, contou pontos para que o encontro ficasse no Estado.

Além da mudança de local, essa edição aposta na diversificação dos produtos exibidos e em uma programação mais abrangente. A ideia é que a feira seja uma vitrine do que há de melhor em design e tecnologia para a economia do mar, indo desde a pesca industrial e esportiva, aos negócios portuários, além do comércio e turismo.

Continua depois da publicidade

– Nossa intenção não é trazer concorrência, mas firmar parcerias e fortalecer as empresas catarinenses – diz.

Confirmaram presença no encontro 15 expositores italianos, representando mais de 120 empresas, e 36 brasileiros. Entre os participantes está, inclusive, uma fabricante de trapiches de concreto flutuante que foi criada durante a primeira edição da Fimar, através de parceria entre italianos e brasileiros.

Domenico Calabria, presidente da Agência BrazilPlanet e delegado do governo de Santa Catarina para Náutica na Itália, acredita que esse indicativo já confirma o sucesso da edição.

Continua depois da publicidade