A Black Friday terá grande adesão dos comércios de Blumenau. Lojas de ruas e nos shoppings preparam descontos de até 70% para os clientes. Mas nem tudo pode ser empolgação.
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Antes da compra, é importante que o consumidor se pergunte o que quer, se realmente precisa daquele produto e se o custo-benefício da compra vai ser vantajoso. A economista da Unicred Blumenau Benildes Curbani de Mello aconselha que se o cartão de crédito for utilizado, o consumidor precisa calcular a disponibilidade financeira para os próximos meses referentes ao tempo do parcelamento.
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O coordenador geral do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, alerta que algumas lojas aumentam os preços dos produtos anunciados às vésperas da Black Friday para retornarem com os preços normais no dia da promoção, o que dá a falsa impressão de descontos. Assim, alguns lojistas participantes podem induzir o comprador ao erro, de acordo com ele. Nesses casos, o Procon deve ser acionado caso o consumidor comprove a manobra indevida nos preços.
Uma dica é pesquisar os preços para saber se o desconto anunciado é real. Além disso, é preciso saber controlar o impulso de comprar a mercadoria somente porque está em oferta. Segundo Caminha, essas compras podem ser fatores de desequilíbrio no orçamento familiar:
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– Muitas vezes as pessoas somente se dão conta de que gastaram dinheiro sem necessidade na hora de pagar a fatura do cartão de crédito.
INFORME-SE
Direitos do consumidor
– Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida.
– O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua constatação.
– No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicílio, solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo.
– No ato da entrega, só assine o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, devem ser relacionadas.
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– Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet, por exemplo), há prazo de sete dias para desistir da compra sem apontar qualquer motivo.
Ao fazer compras na internet
– Procure a identificação da loja, como razão social e CNPJ. Se não houver essas informações, escolha outra.
– Instale programas de antivírus e os mantenha atualizados em seu computador.
– Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos.
– Imprima todas as folhas de contratação e exija a nota fiscal da compra.
– Evite os horários de maior acesso aos sites de vendas. A alta procura pode congestionar as páginas.