A aposta dos comerciantes na Black Friday é tão grande que algumas lojas e shoppings em Blumenau decidiram estender a promoção por pelo menos mais dois dias. A ação desta sexta-feira promete aos clientes do Vale do Itajaí até 70% de desconto nos produtos, na tentativa de aquecer as vendas um mês antes do Natal e driblar a crise econômica que reduziu o consumo neste ano.

Continua depois da publicidade

Se por um lado a ação é importante para o varejo, os consumidores também poderão levar vantagem, já que os descontos estendem-se por setores como vestuário, informática, eletroeletrônicos, hotelaria e até serviços bancários. Para fisgá-los, vale tudo: algumas lojas farão horário estendido, venderão peças a preço único e oferecerão condições especiais.

Leia as últimas notícias de santa.com.br

Na avaliação da economista da Unicred Blumenau Benildes Curbani de Mello, os lojistas irão reduzir a margem de lucro e apostarão na renda pelo número de peças vendidas. Portanto, será um momento importante para recuperar todos os meses que renderam abaixo do esperado.

– Grandes grupos irão utilizar essa promoção para manter a rentabilidade de seus negócios e fazer o giro que não aconteceu o ano inteiro. Hoje estoque significa custo fixo alto – prevê.

Continua depois da publicidade

Júnior Beltrão, publicitário e sócio da agência de Brusque Raffcom Full Service, que atende empresas e lojistas, acredita que ao participarem da promoção os comerciantes ganham a oportunidade de vender produtos para renovar os estoques para as vendas de Natal e fim de ano e proporcionam uma experiência positiva entre consumidor e marca, tornando-a mais conhecida e associada a preços baixos.

Além disso, a tendência é que cada vez mais as lojas físicas participem da promoção: prova disso é a quantidade de empreendimentos na Rua XV de Novembro e nos shoppings da cidade que devem aderir à campanha a partir de hoje.

– Isso está se tornando comum. O engajamento da loja física vai aumentar a cada ano. Uma grande sacada é a percepção de experimento. É a oportunidade de convidar o consumidor a experimentar a loja – disse Beltrão.

Comércio blumenauense está preparado

Gerente de uma das lojas da Kalunga, Edélcio Milan espera pelo menos 50% a mais no faturamento da empresa, que trabalhará com descontos de 50% a 70% nos setores de papelaria, informática e material para escritório. Milan acredita que apesar de a promoção não ser a solução para a crise econômica, pode aquecer bastante as vendas de novembro:

Continua depois da publicidade

– Nossa expectativa é que as pessoas segurem a primeira parcela do 13º salário para aproveitar as promoções – adiantou.

O superintendente do Neumarkt Shopping, Marcos Erichsen, afirma que a campanha é um momento importante para estimular o consumo em novembro, um mês que naturalmente não possui atrativos ao consumidor.

– A Black Friday é uma ação relativamente nova que se concretiza nessa data por oferecer preços interessantes ao consumidor – avaliou Erichsen.