Desde setembro estão atrasados os repasses de alimentação para as mais de 200 crianças do Centro Social Urbano do bairro Coloninha, região continental de Florianópolis. O problema afeta os alunos da educação infantil e fundamental (contraturno escolar). Além disso, o salário de novembro dos cerca de 40 funcionários também não foi pago. Por isso, o local teve de fechar as portas novamente. É a segunda vez em quatro meses.
Continua depois da publicidade
Quem denuncia essa situação é a tesoureira do centro comunitário, Maria da Glória Abraão Barros. Nessa semana, ela conversou com os pais dos alunos e informou que há alimentação para apenas mais um dia. E esse dia será na festa de Natal, nesta sexta-feira.
— Os fornecedores não quiseram mais entregar as carnes e demais mantimentos aqui. Estão vendo que a prefeitura não está pagando e pararam. O prefeito disse que o dinheiro do Natal e do Carnaval iria para as entidades de educação e assistência. Mas a verdade é que continua a mesma coisa — protesta dona Glória.
Conforme a tesoureira, a folha de pagamento e mais gastos de manutenção é de R$ 80 mil. Os professores estão correndo o risco de ficar sem o salário de novembro, dezembro e a última parcela do 13º. Por isso, a creche já demitiu dez funcionários. A agonia da dona Glória é não saber o que vai ser do ano que vem.
Continua depois da publicidade
O vigilante Lucas Vieira, de 30 anos, é pai de uma aluna de 6 anos que está na pré-escola. Para ele, é uma falta de respeito da prefeitura.
— Eu ligo pra Educação, que fala que é a Fazenda. E aí fica esse jogo de empurra-empurra. Enquanto isso, minha filha vai ficar atrasada. Em vez de ter mais ânimo para irem à aula, eles perdem o estímulo de estudar. Eu ainda tenho a sorte de minha mulher poder ficar em casa, se não um de nós teria que matar o serviço — explica o pai.
No dia 9 de agosto, as crianças da Coloninha também ficaram sem aulas e os projetos sociais do centro comunitário. O motivo era o mesmo, a falta de repasse para a manutenção das atividades.
Continua depois da publicidade
Prefeitura promete pagar dia 20
Conforme a diretora financeira da Secretaria de Educação, Márli Lorensetti, todos os empenhos foram feitos e encaminhados à Secretaria da Fazenda, que é quem faz a programação financeira. Ela explicou à reportagem que a parte da Educação foi feita, e que quem deve depositar na conta da entidade é a pasta das finanças.
O secretário da Fazenda, André Bazzo, informou que a prefeitura está se organizando para quitar os débitos com o centro comunitário da Coloninha depois de pagar o 13° dos servidores. Logo, os repasses devem ser encaminhados no dia 20 de dezembro.