Apesar de inaugurada, a Cozinha Comunitária da Itoupava Central em Blumenau deve demorar algum tempo para oferecer as refeições diariamente. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social é que em no máximo dois meses os funcionários já estejam contratados e trabalhando. No entanto, essa contratação pode demorar mais do que o esperado, já que os profissionais precisam ser recrutados através de concurso público.
Continua depois da publicidade
Apesar de ainda não servir as refeições, em três semanas a Cozinha deve iniciar cursos de capacitação com a comunidade, além da triagem das famílias que poderão usufruir do benefício. Os cursos serão voltados à prevenção de desperdícios na cozinha. Quando estiver em funcionamento, a intenção é servir cerca de 100 refeições para pessoas em vulnerabilidade social.
– Não podíamos fazer contratações antes de ter a estrutura em funcionamento. No entanto, se em um mês não sair o próximo concurso, poderemos solicitar uma contratação de emergência – explicou o gerente de Segurança Alimentar da secretaria, Felipe Leite.
Ao total, seis profissionais são necessários para dar início ao trabalho. Cozinheiras, auxiliares, nutricionista e administrador serão recrutados através do concurso público.
Seleção deve ser divulgada em junho
Continua depois da publicidade
A intenção da Secretaria de Administração da prefeitura é publicar o edital do próximo concurso no mês de junho. Neste momento, a pasta está em fase de levantamento dos cargos necessários em toda a máquina pública e ainda precisa da aprovação do prefeito Napoleão Bernardes.