Um problema que começou em 2009 pode ter um fim ainda nesta quinta-feira. A Prefeitura de Joinville planeja cortar a vegetação que se estende por aproximadamente 70 metros da lateral direita da pista do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.

Continua depois da publicidade

Segundo a superintendência do terminal, as árvores infringem normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e podem colocar em risco a segurança dos voos.

A permissão para os trabalhos ocorreu na segunda-feira, quando a 3ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis emitiu uma liminar favorável à Prefeitura que contraria uma decisão da Fatma.

O órgão ambiental autorizou o corte da vegetação apenas com a aprovação dos donos dos terrenos, que são contrários à medida.

Continua depois da publicidade

– É uma decisão judicial e tem de ser cumprida. O trabalho vai ser feito por uma equipe de dez pessoas da Secretaria de Infraestrutura e do Corpo de Bombeiros Voluntários-, explica o secretário municipal de Desenvolvimento, Raulino Schmitz.

O superintendente do aeroporto, Rones Heidemann, comemorou. Ele afirma ser uma questão de segurança, pois a Infraero exige que não existam obstáculos a 150 metros do eixo da pista. A vegetação está neste limite.

– As árvores contribuem para uma maior concentração de pássaros, que afetam a segurança das operações.

Continua depois da publicidade

Até o final da tarde de quarta-feira, a 3ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis não havia recebido recurso relacionado à liminar. A Fatma informou que, até as 19 horas de quarta-feira também, não havia sido notificada oficialmente.

Leia mais: Propostas para ILS serão abertas nesta quinta-feira