O corpo de Oscar Niemeyer está sendo velado no Palácio do Planalto, em Brasília, desde as 15h50min. A presidente Dilma Rousseff e a viúva do arquiteto, Vera Lúcia, acompanharam a chegada do arquiteto e permaneceram próximas ao caixão.
Continua depois da publicidade
O público pôde dar seu último adeus ao arquiteto a partir das 16h40min, quando as portas do Planalto foram abertas. Há fila de pessoas na rampa de acesso ao salão onde ocorre o velório de Niemeyer.
Militares da Aeronáutica carregam o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer na chegada ao aeroporto Santos Dumont
Foto: Ronaldo Brandão, Estadão Conteúdo
Continua depois da publicidade
O corpo do arquiteto chegou à Base Aérea de Brasília por volta de 14h20, onde foi recebido com salvas de tiros de fuzil por militares da Aeronáutica. O caixão chegou coberto pela bandeira do Brasil e foi colocado sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros, onde seguiu em cortejo pelo Eixo Rodoviário de Brasília, até o Palácio do Planalto.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve presente à chegada do corpo, que foi transportado a Brasília em avião da Presidência da República. A viúva do arquiteto, Vera Niemeyer, e parentes chegaram no mesmo voo. O corpo será velado no Palácio do Planalto, em cerimônia aberta ao público, entre as 16h e as 20h. Após encerramento do velório em Brasília, o corpo retorna ao Rio para a continuidade das homenagens.
Leia mais:
Niemeyer assinou cerca de 500 obras em mais de 70 anos de carreira
Confira as principais obras de Oscar Niemeyer
Em galeria, confira mais imagens da trajetória do arquiteto carioca
Oscar Niemeyer morreu na noite de quarta-feira (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto, que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dias 15.
Continua depois da publicidade