As mudanças climáticas que ocorreram no meio da tarde de sábado reviraram o mar e surpreenderam cinco joinvilenses que se banhavam na Praia Vermelha, em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Quatro foram socorridos com vida e passam bem. Três deles foram salvos por um bombeiro voluntário que estava em uma lanchonete próxima. A quarta vítima, uma mulher, foi resgatada por uma pessoa na praia.

O quinto integrante do grupo de amigos,Michael de Alencar Santos, de 32 anos, não teve a mesma sorte. O corpo dele foi encontrado na manhã desta segunda-feira, sem vida, próximo ao costão. Para encontrar a vítima desaparecida no mar, o comandante dos Bombeiros Voluntários, Jhonny Coelho, acionou apoio do helicóptero da Polícia Civil. As buscas já haviam iniciado pelo mar, porém sem sucesso.

Conforme o comandante, o afogamento aconteceu em frente a um posto de guarda-vidas que estava vazio. A falta de socorristas na praia seria em função de uma greve que os civis iniciaram há duas semanas por atraso no pagamento dos salários.

Continua depois da publicidade

Eleita pelo Guia Quatro Rodas como uma das praias mais belas do Brasil, a Praia Vermelha é também uma das mais perigosas do Litoral Norte, alerta o comandante. Aparentemente calmo, o mar na região costuma ser traiçoeiro e pegar os banhistas desprevenidos. Por isso, todo cuidado é pouco.