Os bombeiros, que trabalharam toda a noite para procurar desaparecidos do naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, encontraram a sexta vítima, diz a agência de notícias italiana ANSA. O corpo seria de um homem e estava em um compartimento que não foi invadido pela água. Ainda conforme a agência, ele vestia um colete salva-vidas e era passageiro.
Continua depois da publicidade
Em menos de 48 horas após o encalhe do navio nas proximidades da ilha de Giglio, na Toscana, foram encontrados dois corpos no sábado. Na sexta-feira, dia do acidente, já haviam sido descobertos outras três vítimas fatais. As autoridades, porém, acreditam que esse número possa subir ainda mais nesta segunda-feira, já que os números oficiais apontam 16 desaparecidos.
VÍDEO: gaúchos contam momento de pânico a bordo de navio
As autoridades marítimas, os passageiros e até mesmo a empresa detentora do navio apontaram para o capitão do Costa Concordia como um dos responsáveis pelo acidente. Ele teria sido o primeiro a abandonar a embarcação, antes mesmo que a tripulação fosse evacuada de forma segura. Além disso, presume-se que o barco teria passado muito próximo à costa, o que poderia facilitar a colisão contra a rocha.
Continua depois da publicidade
Francesco Schettino está sob custódia e pode enfrentar investigações por homicídio involuntário e também por ter abandonado o cruzeiro. De acordo com o código italiano de navegação, o capitão que deixa sua embarcação em perigo pode receber até 12 anos de prisão.
O naufrágio
O navio Costa Concordia partiu na sexta-feira de Civitavecchia, na região de Roma, e faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas nas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, conforme informações da assessoria de imprensa da Costa Crociere, empresa proprietária do navio.
Na noite de sexta-feira o navio se chocou contra uma rocha e encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, a cerca de 40 quilômetros do continente. O casco da embarcação quebrou, o navio virou e ficou parcialmente submerso. A empresa responsável pelo cruzeiro informou que o processo de evacuação e resgate começou imediatamente.
Continua depois da publicidade
O navio levava 4.231 pessoas a bordo. Segundo o Itamaraty, os 47 passageiros e seis tripulantes brasileiros que estavam no navio foram resgatados e passam bem.
Em uma área de quase dois mil metros quadrados a cruzar o oceano, o Costa Concordia esbanjava luxo com quatro piscinas, 1,5 mil camarotes, 13 bares, cinco restaurantes, um spa de seis mil metros quadrados, pista poliesportiva e cinema, entre outras regalias.