Trilhas em matas e acampamentos em morros podem ser um destino muito convidativo, principalmente próximo ao verão. Mas antes de se aventurar, é preciso tomar alguns cuidados essenciais, para evitar imprevistos.

Continua depois da publicidade

Desde o último domingo, o motorista joinvilense Joel Candido Espíndola está desaparecido na mata na região do Castelo dos Bugres e equipes de socorro estão realizando buscas no local. E a agonia dos familiares em descobrir o paradeiro do motorista aumenta a cada dia, já que não se sabe as condições de saúde em que ele se encontra.

O coordenador do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBMJ), Marcio Cesar Soares Ferreira, explica que existem diversos fatores que podem influenciar no estado de saúde de uma pessoa que está há três dias perdido na mata.

Se acabou os suprimentos, como comida e bebida, por exemplo, o sistema psicológico do indivíduo começa a ficar abalado, surgem os sintomas de medo e pânico, além do estresse físico. Se a pessoa não estiver bem agasalhada e molhada, como pode ser o caso do motorista, há chances da pessoa estar com hipotermia.

Continua depois da publicidade

Ferimentos também colaboram para a debilitação, como machucados feito por galhos, pedras ou queda em buracos. Os riscos de ataques de animais peçonhentos também é possível, assim como a presença de outros animais, como onças, que existem na região.

– É possível que encontrem ele com vida, mas em uma situação muito debilitada -, afirmou o coordenador.

Uma pessoa que possui conhecimento de primeiros socorros, bom preparo físico e conhecimento de trilhas já corre o risco de ser encontrado muito enfraquecido, por isso, a preocupação com pessoas inexperientes é maior, como o caso dos aposentados que se perderam na Serra Dona Francisca em 2010.

Continua depois da publicidade

O coordenador orienta que, para iniciar uma aventura pela mata, é preciso seguir algumas orientações primordiais:

– conhecer muito bem o local e os procedimentos de primeiros socorros e caminhada;

– ir no mínimo em grupo de 4 pessoas, jamais sozinho;

– ter conhecimento de localização e saber utilizar a bússola

– Ir bem equipado com suprimentos

Se você se perder, siga estas dicas:

– Fique parado em um local seguro e de preferência alto, como em abrigos feitos de pedras, longe da margens de rios;

– Tente fazer uma fogueira, pois a fumaça ajuda na localização, além de colaborar para afastar animais

Continua depois da publicidade

GALERIA DE FOTOS: veja mais imagens da movimentação para resgatar Joel