As mudanças anunciadas nesta terça-feira no trânsito de Gaspar são na verdade uma forma de amenizar os problemas de mobilidade no município enquanto não sai o Anel de Contorno, considerado a grande solução de longo prazo na cidade. O projeto original teve um custo considerado muito alto pelo governo do Estado. Diante disso, a prefeitura elaborou um traçado de um contorno viário urbano, utilizando ruas do interior do município. O traçado total tem 17 quilômetros – cinco a menos do que o percurso original – e foi dividido em oito lotes, para facilitar a execução. Quatro deles, considerados prioritários, terão a licitação para os projetos executivos lançada esta semana. Nesses quatro pontos serão 7,4 quilômetros de novas vias que devem tirar em definitivo o tráfego de passagem da região central da cidade. O custo total dos projetos é estimado em R$ 649 mil. A previsão é de que a elaboração dos estudos dure seis meses. A partir daí a busca será por recursos – o governo do Estado já teria sinalizado ajuda. Os dois primeiros trechos que devem ter obras executadas ficam entre as avenidas Francisco Mastela e Frei Godofredo (trecho municipal da Rodovia Ivo Silveira, a SC-108), de um quilômetro, e a ligação entre os bairros Santa Terezinha e Gaspar Mirim, de dois quilômetros.
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