O caminho para a praia, a parada para o caldo de cana, a ida para as lojas de roupas em Brusque e até para as reuniões de trabalho no Litoral vão ficar um pouco mais longos a partir do ano que vem. A prefeitura de Gaspar apresentou ontem um plano de circulação viária com mudanças no trânsito da região central da cidade. No total, 22 ruas e 25 cruzamentos terão modificações. Mas as alterações não vão impactar somente os motoristas gasparenses. As duas principais mudanças anunciadas vão mudar o caminho de quem se dirige de Blumenau para o Litoral e também de Brusque para Blumenau.
Continua depois da publicidade
Quando as mudanças forem adotadas, os motoristas que seguem do bairro Bela Vista ou de Blumenau para o Litoral não poderão mais simplesmente seguir pelo trecho municipalizado da Rodovia Jorge Lacerda ao chegar à região central de Gaspar. Na Rua Dr. Nereu Ramos, em frente ao Supermercado Top, será preciso entrar na Rua Arnoldo Koch e seguir por ruas dos bairros Coloninha e Gaspar Grande, como José Honorato Muller, Prefeito Leopoldo Schramm e Frei Solano, até chegar ao viaduto da Avenida das Comunidades. O trajeto é dois quilômetros mais extenso do que o percurso feito atualmente.
Para quem seguir para Brusque o desvio poderá ser ainda maior, já que a prefeitura pretende instalar placas indicando uma rota alternativa pelas ruas Frei Solano, Fernando Krauss e Rodolfo Vieira Pamplona. O trecho permite acessar a Rodovia Ivo Silveira sem passar pelo Centro da cidade, mas tem uma distância quatro quilômetros maior.
O trajeto já é adotado como rota alternativa por alguns motoristas naqueles dias em que as filas na altura da empresa Círculo beiram o insuportável. Agora, porém, dar o popular balão pelas paisagens dos bairros gasparenses não será opcional, mas a única opção para quem não quiser ir pela BR-470. A novidade é que todas essas ruas terão duas pistas e mão única. O mesmo vai acontecer no sentido oposto, de quem retorna do Litoral ou de Brusque. Com isso, a intenção é formar uma espécie de binário que possa melhorar o tráfego de passagem na cidade.
– O grande ganho é a implantação do binário, com sentido único e mão dupla tanto para quem segue para o Litoral quanto para quem retorna dos bairros Bateias, Barracão, Óleo Grande e também de Brusque. Todo mundo vai andar mais, mas todo mundo vai andar – avalia o prefeito Kleber Wan-Dall.
Continua depois da publicidade
Por enquanto o hodômetro do seu carro pode girar sossegado. A prefeitura não estabeleceu um prazo para as mudanças, que dependem ainda de contagem de veículos, alargamento de algumas vias e esquinas e desapropriações de terrenos. Certo é que essas obras começam agora em novembro. O custo dessas intervenções deve ficar entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, sem as indenizações. Também estão previstas audiências com moradores dos bairros mais atingidos e conversas com proprietários de imóveis. A estimativa da prefeitura é de que as mudanças sejam implantadas no início do próximo ano, até o fim do verão.
Mudanças no sentido de Brusque para Blumenau
O trânsito de Gaspar deve mudar na ida e também na frida. Para tentar reduzir as filas que se formam no trevo de acesso a Brusque – conhecido na cidade como trevo da Parolli –, outra mudança já definida é a inversão de sentido da Rua São José, paralela à Rua Coronel Aristiliano Ramos, principal via de comércio da cidade, uma espécie de Rua XV gasparense. Assim, quem vier do Litoral pela Avenida Francisco Mastela ou dos bairros da região Sul da cidade e de Brusque, em vez de acessar diretamente a Avenida das Comunidades, agora passará pelas ruas Industrial José Beduschi e São José, por dentro do Centro da cidade, antes de chegar à avenida que dá acesso a Blumenau. Aqui novamente as ruas terão sentido único e pistas duplas. Ônibus intermunicipais também devem passar esse trecho.
Outras ruas do Centro também devem ter inversão de sentidos e modificações para buscar evitar os congestionamentos. Um exemplo é a Rua Coronel Aristiliano Ramos, que no trecho depois da Ponte Hercílio Deeke voltará a ter sentido único, somente em direção à Rua Mário Vanzuita. A previsão é de que a medida reduza as filas na ponte e no bairro Margem Esquerda. Para cruzar a ponte e acessar a BR-470 os motoristas precisarão usar a Rua Doralício Garcia e seguir pelas ruas São José, São Pedro e Coronel Aristiliano Ramos.
Com essas mudanças, a prefeitura espera ampliar o número de pistas para o tráfego de passagem e eliminar semáforos, cruzamentos e uma rotatória na Avenida das Comunidades que seriam as principais causas dos congestionamentos na cidade. Segundo o secretário de Planejamento Alexandre Gevaerd, a intenção é dar mais fluidez aos veículos, desviar o tráfego de passagem, usar as vias secundárias e evitar os congestionamentos que se formam no município, sobretudo nos fins de tarde – aqueles que testam as embreagens dos carros e a paciência dos condutores.
Continua depois da publicidade