Com crise ou sem crise econômica nas empresas, chega um momento em que precisamos negociar nosso salário ou mesmo aquela oportunidade de mudança de área.

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Negociar é algo sempre delicado, não importa qual a hierarquia ou responsabilidade do funcionário. No entanto, todo líder deve conhecer e se aperfeiçoar nas técnicas de negociação. Um líder que quer ser um exemplo aos liderados deve fazer a gestão de seu pessoal no dia a dia. Mas como lidar quando o assunto é aumento salarial?

A negociação

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O líder deve acompanhar o desenvolvimento de sua equipe, saber quais suas competências e fragilidades e liderar a defesa de suas carreiras. Desta forma, o colaborador produz com mais intensidade e motivação e terá mais foco nos resultados de sua função, pois sabe que seu gestor está com ele em seu desenvolvimento profissional.

Para o líder, é necessário conhecer as políticas salariais da empresa. Ele não deve deixar para os últimos momentos a preparação da análise de aumentos para os colaboradores. Se fizer isso, será pressionado e provavelmente influenciado pelas últimas ocorrências e não pelo real desenvolvimento daquele colaborador durante todo o ano.

O gestor deve planejar o aumento o ano todo, acompanhando o desenvolvimento de sua equipe. É importante que o aumento salarial de sua equipe seja baseado em fatos que justifiquem um reajuste dentro das limitações do sistema de remuneração da organização.

Outro fator é o funcionário compreender que precisa avaliar os itens que ele considera importante como desempenho de seu trabalho. O colaborador é avaliado de acordo com os mecanismos e critérios da empresa. Por isso que alguns funcionários ficam anos reclamando da falta de oportunidade, justamente por não adequarem seus desempenhos de acordo com o que é analisado como valor para a organização.

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Outros tipos de recompensa

Para muitos funcionários e mesmo organizações, o foco não fica somente no valor monetário. Atualmente, justamente por esse momento delicado de crise econômica, as empresas estão barganhando outros benefícios que podem facilitar e melhorar a vida de todos os envolvidos.

A companhia pode negociar um benefício como, por exemplo, a ajuda de custo para a educação dos filhos ou a do próprio colaborador. Outros itens que entram nessa possibilidade são um seguro de saúde, um carro da empresa, o pagamento mensal do estacionamento, treinamento ou desenvolvimento de carreira, permissão para trabalhar em um projeto particular, maior flexibilidade quanto à forma de trabalhar (horário, mais dias de descanso, entre outros).

O que importa é o funcionário não se frustrar por aguardar um aumento que, se não for planejado e negociado, nunca acontecerá.