O consumo de bebidas alcoólicas na praça Almirante Tamandaré em Balneário Camboriú pode ser combatido com a ajuda do Conselho Tutelar. No entanto, o órgão não tem sido acionado pelas autoridades quando situações desse tipo são flagradas.
Continua depois da publicidade
O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Dão Koeddermann, explica que por si só a Guarda Municipal não pode atuar para coibir a prática. Existe a necessidade de autorização do juizado da infância e presença do Conselho Tutelar.
A conselheira Franciele Leão explica que mesmo assim o conselho não tem sido acionado em casos como esse. Ela lembra que qualquer pessoa, não apenas membros da segurança pública, podem ligar para o conselho.
– A autoridade policial pode abordar e acionar o conselho para que apreenda a bebida e chame os pais. Eles só podem ser conduzidos para a delegacia, por exemplo, na presença de um conselheiro – explica, que acredita que o combate à venda para menores ainda é o principal problema.
O Conselho Tutelar de Balneário Camboriú atende 24 horas no telefone 47 8883-7585.
Continua depois da publicidade
O comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcello Martinez Hipólito, diz que neste Carnaval a PM atendeu dois casos de adolescentes desmaiados em via pública em Balneário Camboriú por consumo de álcool.
O comando estuda uma ação conjunta com o conselho para atuar mais fortemente nesta questão.