A nova Nobel de Literatura foi divulgado nesta quinta-feira. A jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, 67 anos, foi a 14ª mulher eleita pela Academia Sueca. Oposicionista ao regime soviético, tem diferentes livros que abordam conflitos e a realidade social de sua região de origem – nenhum dele publicado no Brasil.

Continua depois da publicidade

Nobel de Literatura vai para a jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich

Francês Patrick Modiano é laureado com o Nobel de Literatura 2014

Conheça outros vencedores do prêmio:

2014: PATRICK MODIANO

Continua depois da publicidade

O escritor francês conhecido por livros que abordam pela ficção as consequências da II Guerra Mundial, como Remissão da Pena e Flores da Ruína.

2013: ALICE MUNRO

A contista canadense constrói narrativas com densas personagens femininas. Tem diferentes títulos publicados no Brasil pela Biblioteca Azul e pela Cia das Letras.

2012: MO YAN

Os livros do escritor chinês fundem realidade, contos populares e ficção fantástica. Neste mês, seu romance As Rãs foi lançado no Brasil.

2011: TOMAS TRANSTRÖMER

O poeta sueco, que morreu em março, tem sua obra traduzida para mais de 50 países, mas ainda não chegou ao mercado editorial do país.

Continua depois da publicidade

2010: MARIO VARGAS LLOSA

Jornalista e escritor peruano, tem mais de 40 títulos publicados, entre ficção e ensaio. Destacam-se romances como A Guerra do Fim do Mundo.

2009: HERTA MÜLLER

Escritora alemã conhecida pelos relatos sobre a Romênia comunista de Nicolae Ceausescu, como A Raposa Já Era o Caçador.

2008: JEAN-MARIE GUSTAVE LE CLÉZIO

O autor francomauriciano tem mais de 40 obras publicadas, entre contos, romances e ensaios. Um dos destaques é Refrão da Fome, romance que aborda a Europa sob o nazismo.

2007: DORIS LESSING

Considerada pela Academia Sueca como uma “contadora épica da experiência feminina”, a escritora britânica morreu em 2013, e tem vários títulos publicados no Brasil.

Continua depois da publicidade

2006: ORHAN PAMUK

Romancista turco, tem best-sellers internacionais como os romances Neve e O Livro Negro, nos quais aborda questões sociais e religiosas.

2005: HAROLD PINTER

Morto em 2008, o britânico tem importantes obras na dramaturgia e na prosa. É autor de A Volta ao Lar, peça dirigida no Brasil por Fernando Torres.

2004: ELFRIEDE JELINEK

A austríaca aborda temas contemporâneos como a violência na sociedade de consumo. No Brasil, publicou A Pianista e Desejo.

2003: J.M. COETZEE

Natural da África do Sul, publicou mais de 20 livros, muitos deles lançados no Brasil. As obras tratam de temas como violência, censura, opressão e exílio.

Continua depois da publicidade

2002: IMRE KERTÉSZ

Autor de romances como Sem Destino e Liquidação, o escritor húngaro é conhecido por abordar a violência da II Guerra, da qual ele mesmo foi vítima.

2001: V.S. NAIPAUL

Nascido em Trinidad e Tobago, trabalhou na Inglaterra como jornalista. Tem vários livros publicados no país, abordando desde sua infância até temas contemporâneos.

2000: GAO XINGJIAN

O escritor chinês trabalha a realidade de seu país em romances e peças de teatro. No Brasil, publicou A Montanha da Alma, que está esgotado.