Há 252 anos os fiéis celebram a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, que acontece neste fim de semana, 17 e 18, no Centro de Florianópolis. O cortejo se tornou o maior e mais antigo evento religioso de Santa Catarina. Para este ano, são esperadas mais de 60 mil pessoas.
Continua depois da publicidade

Apesar da tradição e dedicação dos fiéis, muita gente não conhece todos os símbolos e significados que envolvem este evento tão importante para a cidade. Cada detalhe, desde as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores até as cores, cantos e rituais têm uma definição. Confira um pouco sobre os símbolos que compõem a Procissão do Senhor dos Passos:
– Imagem do Senhor Jesus dos Passos: representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais.
– Nossa Senhora das Dores: representa os sofrimentos pelos quais a Virgem Maria passou. O manto azul simboliza o céu, a túnica avermelhada simboliza sua maternidade e o véu branco sua virgindade e pureza. A coroa e os cravos nas mãos de Nossa Senhora simbolizam a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as sete espadas no coração representam as sete dores pelas quais a Virgem Maria passou em sua vida.
Continua depois da publicidade
– Lavação da Imagem: realizada por crianças de até sete anos simbolizando a pureza. Na sequência os adultos secam a imagem. A cerimônia prepara o Santo para a saída às ruas. Rito ocorre 15 dias antes da Sexta-Feira Santa. As crianças passam um pano embebido em água perfumada nos pés, rosto e mãos da imagem. Em seguida, ela é preparada e vestida por quatro homens.
– Água benta: água perfumada e benta distribuída aos fiéis depois da cerimônia da Lavação da Imagem. Distribuição é feita na Capela Menino Deus.
– Suvenires: suportes para a vela, medalhinhas, fita do Senhor dos Passos, camisetas, réplicas do Senhor dos Passos.
Continua depois da publicidade
– Procissão do Carregador: no sábado da quinta semana da Quaresma, após a celebração da missa, acontece a Procissão do Carregador. Começa com a mudança das alfaias, que compreendem vários objetos utilizados na procissão como castiçais, mesas, suportes, escadinha da Verônica, baús e crucifixos, da Capela do Menino Deus para a Catedral.
– Transladação das imagens: as imagens são levadas no sábado à noite para a Catedral, onde ficam até a tarde de domingo, quando ocorre a cerimônia da procissão.
– Procissão do Senhor Jesus dos Passos: representa um momento de profunda religiosidade popular, a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, passagem que se revive durante a Semana Santa, segundo o Calendário Litúrgico da Igreja Católica.
Continua depois da publicidade
Os momentos da procissão:
As imagens saem da Catedral Metropolitana de Florianópolis. A imagem do Nosso Senhor Jesus dos Passos e a imagem de Nossa Senhora das Dores fazendo trajetos diferentes. O cortejo é aberto por um estandarte e segue, então, restituindo os passos do Calvário, numa representação da “Via Crucis”. Integram o cortejo pessoas da comunidade representando as figuras de José de Arimatéia, Nicodemus, São João, Maria Mãe, Maria Madalena, Simão Cirineu, Três Beús e a Verônica, que acompanharam Cristo em direção ao Monte Calvário.
Nesse cortejo participam também os pagadores de promessas. No decorrer da Procissão, acontecem algumas paradas, chamadas de “estações da Via Crucis”. É neste momento que Verônica canta anunciando a dor de Cristo. Após o canto, a matraca (instrumento de madeira e ferro) é tocada e o seu som é o sinal para dar prosseguimento ao cortejo.
Após percorrer o centro da cidade as imagens retornam para frente da Catedral, onde se encontram as imagens do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. É neste momento que acontece o Sermão do Encontro. Após o Sermão do Encontro as duas procissões se unificam e seguem em direção à Capela do Menino Deus, no Morro da Boa Vista, simbolizando o Monte Calvário.
Continua depois da publicidade
– Sobre a Irmandade Senhor Jesus dos Passos: a Irmandade do Senhor Jesus Passos foi fundada no dia 1º de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ser guardiã de sua imagem. Em julho de 1782, a Irmandade iniciou as obras de misericórdia e passou a prestar assistência aos doentes e pobres. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”.
Hoje, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos é responsável pelo Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio, do Cemitério e da Procissão.
Leia mais
Procissão do Senhor dos Passos acontece neste fim de semana em Florianópolis
Veja o que muda no trânsito com a Procissão do Senhor dos Passos neste fim de semana