A Procissão do Senhor dos Passos, manifestação religiosa mais antiga de Santa Catarina, acontece neste fim de semana, 17 e 18, no Centro de Florianópolis. Mais de 60 mil pessoas são esperadas durante o cortejo. Esta será a 252ª edição do evento, que mobiliza fiéis católicos de diversos lugares do Estado e do país.

Continua depois da publicidade

Este ano, a procissão terá a participação do arcebispo de Aparecida, o catarinense Dom Orlando Brandes, 71 anos. Ele será o responsável pelo sermão na tarde de domingo, 18, o Sermão do Encontro.

Neste sábado, as celebrações começam logo cedo com a Procissão do Carregador, às 8h. À noite, às 20h, os fiéis saem em cortejo pelas ruas da cidade acompanhando as imagens do Nosso Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que saem da Capela Menino Deus e seguem até a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Já no domingo ocorre a celebração mais esperada. As imagens saem da Catedral em direção à Capela Menino Deus a partir das 16h. Durante a procissão, são representados os passos de Cristo até o Calvário. No decorrer da caminhada, acontecem algumas paradas, chamadas de “estações da Via Crucis”.

Continua depois da publicidade

Após percorrer o centro da cidade as imagens retornam para frente da Catedral, onde acontece o Sermão do Encontro, com as imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Após o Sermão do Encontro a procissão segue em direção à Capela do Menino Deus, no Morro da Boa Vista, simbolizando o Monte Calvário.

Programação:

Sexta-feira, 16

19h30min – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus

Sábado, 17

7h30min – Procissão do Carregador: após a celebração da missa, às 7h, acontece a Procissão do Carregador. Começa com a mudança das alfaias, que compreendem vários objetos utilizados na procissão como castiçais, mesas, suportes, escadinha da Verônica, baús e crucifixos, da Capela do Menino Deus para a Catedral.

18h – Missa na Capela Menino Deus em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação das imagens: as imagens são levadas no sábado à noite para a Catedral, onde ficam até à tarde de domingo, quando ocorre a cerimônia da procissão.

Continua depois da publicidade

Animador: Pe Márcio Alexandre Vignoli

Domingo, 18

9h30min – Missa na Catedral Metropolitana com a participação do Senhor Jesus dos Passos

Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jonck, SCJ.

16h – Procissão do Senhor Jesus dos Passos:

Pregador: Dom Orlando Brandes

Confira o trajeto da procissão:

(Foto: Mapa Procissão Senhor dos Passos / Reprodução)
(Foto: Mapa Procissão Senhor dos Passos / Reprodução)

Patrimônio Cultural de SC

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e desde 2006, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também analisa o reconhecimento da procissão como Patrimônio Cultural Brasileiro. Uma pesquisa feita pela Udesc, por meio de convênio com o Iphan, reúne documentos e depoimentos que ajudam a comprovar a relevância histórica e cultural da procissão para o patrimônio nacional.

Durante a procissão deste ano, membros do Iphan e pesquisadores da Udesc acompanham a manifestação religiosa para registro. A coordenadora da pesquisa e professora da Pós-Graduação em História da Udesc, Janice Gonçalves, informa que a pesquisa deve ser concluída em abril. O resultado e todo o material levantado serão avaliados pelo Conselho Consultivo do Iphan, que é responsável pelo parecer.

Continua depois da publicidade

— É uma procissão que acontece desde o século 18, que modifica a cidade durante a celebração, mas que também sofreu modificações em função das próprias transformações da cidade. Por exemplo, antes dos aterros, era acompanhada por embarcações em um determinado trecho, e mesmo assim se mantém. Nosso trabalho é pontuar o quanto ela se inscreve muito fortemente no tempo da cidade, na devoção das pessoas e além do próprio Estado.

A Procissão do Senhor dos Passos acontece desde 1766, dois anos depois de a escultura do Senhor dos Passos chegar a Florianópolis. Segundo a história, a estátua do Senhor dos Passos, esculpida em madeira, deveria ter sido entregue a uma igreja em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, mas o barco parou aqui para abastecer e não conseguiu seguir viagem em decorrência de fortes tempestades. A tripulação acreditou que se tratava de um sinal divino e que a imagem deveria permanecer em Florianópolis.

Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Água benta e perfumada é distribuída aos fiéis na Capela Menino Deus.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Florianópolis