O roxo nas pernas ainda dói e falta força para completar o treino, mas as dores no corpo de Camila Natividade, 15 anos, são de pura felicidade. Na série Talentos da Comunidade deste fim de semana, apresentamos a jovem do Morro da Queimada, que no dia 20 de setembro ganhou o título de campeã brasileira de muay thai em São Paulo.

Continua depois da publicidade

No ritmo caliente: conheça Di Juan, a voz do reggaeton de Florianópolis

A menina é tímida e fala pouco, mas dentro do ringue se transforma. Com 1,60m de altura e 55 kg – além dos socos, chutes e joelhadas – tem como principal arma sua concentração. Camila chegou no campeonato sem grandes expectativas, mas viu que tinha chances após vencer a primeira luta por pontos. Na segunda, ganhou confiança, até que foi para a final com uma menina mais velha. Foram dois rounds de dois minutos com esforço máximo, mas até o fim da luta não sabia se tinha vencido. Quando teve a decisão dos árbitros comemorou:

– Eu não tinha certeza, ouvia o mestre falando que eu estava ganhando, mas é tudo tão rápido que não dá pra saber. Quando colocaram o cinturão eu nem acreditei, fiquei muito feliz – conta.

Continua depois da publicidade

O primeiro a ganhar um abraço depois do título foi o treinador Djalma Borges. Ele conta que levou Camila ao campeonato brasileiro para que a jovem ganhasse mais experiência e se surpreendeu com o resultado:

– Quando ela começou a treinar, eu não percebi logo que ela tinha talento, mas com o passar do tempo vi que estava se dedicando e era focada. Ela tem muita garra. Estamos trabalhando para melhorar a técnica, mas o principal ela já tem, que é vontade. Além de ser muito precoce, pois em dois anos de treino evoluiu muito, lutou com mulheres adultas e mais experientes – contou orgulhoso.

Nove lutas e nove vitórias

O grande incentivador de Camila no muay thai sempre foi o pai, Wagner Junior Natividade. Desde criança, ela e sua irmã gêmea assistiam lutas de MMA na televisão com ele, que praticava jiu jitsu. Há dois anos, a família toda começou a praticar com o professor Djalma e não parou mais. A jovem tímida, que gostava de ficar em casa mexendo no celular passou a treinar todos os dias e também trabalhar na academia. A rotina é puxada: de manhã vai para escola no Instituto Estadual de Educação, e depois volta para casa para almoçar, descansar um pouco e descer o morro para pegar o ônibus até a academia no bairro Kobrasol.

Continua depois da publicidade

– Eu sempre gostei de esportes, mas nunca tinha levado a sério. Mas com o muay thai eu fui gostando de treinar cada vez mais. Depois o Djalma perguntou se eu não queria ajudar na academia também. Pretendo continuar e me tornar profissional – conta.

Hoje, na estante de casa estão exposto os troféus das vitórias de Camila. Das nove lutas que participou, ganhou todas. De cada troféu e roxo pelo corpo a jovem tira uma lição. Sua grande inspiração é a musa do MMA Ronda Rousey, que recentemente esteve no país lutando e conquistou uma legião de fãs brasileiros.

RAIO X

Nome: Camila Natividade

Idade: 15 anos

Comunidade: Morro da Queimada – Florianópolis

Talento: lutadora de muay thai

Muay Thai

Muay thai ou boxe tailandês é uma arte marcial originária da Tailândia. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física.

Continua depois da publicidade

Fonte: Wikipédia