O supervisor de manufatura da Embraco, Júlio Siqueira, de 33 anos, é uma pessoa perspicaz.

Continua depois da publicidade

Como funcionário da farmácia que funciona dentro das instalações da indústria, começou a observar os benefícios na área da saúde e o que os trabalhadores falavam da companhia. Decidiu, então, que queria trabalhar ali.

:: Saiba como é a carreira na Embraco

Fez entrevista, passou e, em 2007, iniciou como operador de máquinas. Cursou o ensino técnico em mecânica industrial e, neste ano, termina a faculdade de gestão de produção industrial.

Um dia, durante uma atividade de coach, Siqueira teve uma revelação. Ouviu que o seu caminho era outro, que tinha habilidade com pessoas. Quando a vaga para supervisor de produção foi aberta, ele conseguiu a colocação concorrendo com vários candidatos. Hoje, monitora uma equipe de 117 pessoas.

Continua depois da publicidade

– Em seis anos, dei um upgrade na minha carreira. Sobraram oportunidades – conta.

:: Leia mais sobre negócios e gestão

Foco

Aos 44 anos, Márcio Schissatti reúne quase todas as experiências que a Embraco poderia oferecer a quem se destaca na carreira. Engenheiro, ele começou na empresa em 1993 como estagiário no setor de garantia da qualidade. Logo assumiu várias funções de liderança.

Atuou, ainda, na manufatura e na área de pesquisa e desenvolvimento. Trabalhou três anos na Eslováquia e outros dois na Itália. Também foi chamado para participar de um projeto de reorganização estratégica. Ao longo da carreira, fez mestrado e MBA e sempre lê de quatro a cinco livros ao mesmo tempo.

O esforço foi recompensado. Em julho deste ano, recebeu o convite para assumir a diretoria de marketing.

Duas décadas se passaram desde seus tempos de estágio, mas Schissatti ainda mantém o brilho nos olhos.

Continua depois da publicidade

Schissatti: de estagiário a diretor de marketing

No início, eu me senti atraído pela visão da empresa de se tornar líder de mercado (concretizada em 1998). Depois, pelo escopo abrangente da atividade de pesquisa e desenvolvimento. Poucas empresas no Brasil atuam desde a pesquisa até o desenvolvimento de produtos. Na Embraco, a barra é sempre muito alta. Por mais que você estude, está sempre aprendendo. Outro fator que me atrai é que as decisões são tomadas em Joinville, onde fica a matriz. E como a empresa é global, tive a oportunidade de conhecer outras culturas. Além disso, a Embraco sempre foi muito bem estruturada nos processos de recursos humanos e eu me identifico com os valores da companhia. Isso tudo foi importante na minha entrada, e continua sendo até hoje.