Rebaixado, o Figueirense ainda não está. Não matematicamente, já que ainda tem cerca de 1% de chance de escape do rebaixamento. Mas o sentimento do técnico Márcio Goiano após a partida contra o Flamengo, no último sábado – quando dois gols do Figueirense foram anulados de maneira polêmica – era de que a esperança havia acabado e a expressão “planejar o próximo ano” tornou-se muito menos estranha aos ouvidos da equipe e do torcedor.
Continua depois da publicidade
Conversando com o repórter Sérgio Guimarães, da Rádio CBN, o técnico alvinegro não perdeu muito tempo tentando explicar a situação da equipe após mais uma derrota em 2012:
– Sabíamos da dificuldade. Todos se dedicaram nos dois tempos. Aquela situação dos dois gols que fizemos não terem sido marcados fez muita diferença. O gol do Flamengo foi mérito total da equipe deles – foram algumas das palavras do técnico.
Este sentimento de que a Série B seria um futuro certo para o Figueirense já era possível de se notar antes do jogo, quando muitos torcedores alardeavam nas redes sociais que o Alvinegro estava indo para Volta Redonda para cumprir tabela. O treinador do Figueirense deixa claro que o importante agora é levar em conta o clube e o que ele representa:
– O mais importante é a entidade, o Figueirense. Procuramos passar para os atletas fazerem o melhor, em nível de trabalho, no futebol sempre tem alguem olhando. Se formos analisar a partida de hoje, todos se dedicaram e procuraram a vitória. Agora são quatro rodadas, quatro jogos que temos para mostrar um bom futebol – disse Márcio Goiano.
Continua depois da publicidade
Sobre o plano para 2013, o técnico diz que a diretoria do clube já trabalha para isso:
– Quando eu vim para o clube sabia da dificuldade, da transição da diretoria. Hoje temos uma diretoria já trabalhando para 2013. A gente procura no dia-a-dia fazer com que os jogadores trabalharem com tranquilidade, que é muito importante. Desse momento pra frente temos que pensar no próximo jogo, mas sabendo que temos que estar de olho em 2013 – falou Goiano.
Para finalizar, Márcio Goiano falou sobre ter apostado em atletas da base na partida contra o Rubro-negro.
– A curto prazo, foram situações que aconteceram com relação à ausência de alguns atletas, então tivemos que buscar alternativas. Eram garotos que até então jogavam na equipe juvenil, mas mostraram personalidade. O pouco que trabalharam durante a semana, mostraram a qualidade que tem, mas são jovens e ainda tem tempo de mostrar muito futebol pelo Figueirense.