Flamengo e Figueirense entraram em campo precisando vencer. O Rubro-negro para consolidar sua permanência na Série A de 2013, e o Alvinegro para ainda respirar na luta contra o rebaixamento. O resultado do confronto poderia até ter sido diferente, já que o atacante Julio Cesar estava em noite inspirada e chegou a marcar duas vezes, mas os dois gols foram mal anulados pelo assistente, ainda no primeiro tempo.
Continua depois da publicidade
O Flamengo contou com Hernane para marcar o gol da vitória e decretar o resultado em Volta Redonda. Aos 26 da segunda etapa, o jogador mandou um belo chute no ângulo de Wilson e fez o Flamengo respirar aliviado na competição.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 44 pontos, na 10ª posição da tabela de classificação. O Figueirense permanece com 29 pontos, na vice-lanterna da competição e só mesmo um milagre livra o time catarinense do descenso.
O que se viu no começo da primeira etapa da partida foi um Flamengo envolvendo o Figueirense e buscando o jogo, aberto. O time catarinense estava nervoso, tanto que tomou dois cartões amarelos com menos de oito minutos de bola rolando.
Aos poucos, o Figueira foi acertando a marcação e aumentando o ritmo. Julio Cesar estava muito bem em campo, buscando o jogo e dando trabalho para a defesa rubro-negra. Tanto que as melhores oportunidades do Alvinegro saíram dos pés do Imperador.
Continua depois da publicidade
Aos 25, o primeiro gol mal anulado. No lançamento de Túlio, Julio tocou para o gol e o assistente levantou a bandeira. Sete minutos depois, o segundo erro.
O volante Túlio foi para o vestiário no intervalo fazendo um desabafo e pedindo que a arbitragem brasileira seja profissionalizada.
– O primeiro que eu enfiei a bola tava quase certo que não exisita. A gente não pode se apegar nisso e esperar a ajuda de ninguém, temos que fazer por nós e fazer com que o gol seja validado. Arbitragem precisa ser profissionalizada, precisamos de árbtiros mais bem preparados e a gente não vê nenhum movimento para que isso mude. Não adianta botar recurso eletrônico, auxiliar atrás do gol se não derem treinamento para eles – afirmou.
A segunda etapa começou equilibrada. Tanto Figueirense quanto Flamengo seguiam buscando o jogo, indo atrás das oportunidades para abrir o placar. Aos seis minutos, um susto: o goleiro Wilson saiu tocando errado e quase tomou um gol de Liedson, após um lindo passe de Cleber Santana.
Continua depois da publicidade
Aos 13, Cleber Santana encarou a marcação, soltou uma bomba e Wilson mandou de escanteio. Se do lado do Figueirense o gol não saía, do lado do Flamengo, começava a se construir. Hernane, que havia acabado de entrar no lugar de Liedson, marcou aos 26 minutos.
Após cobrança de escanteio, a zaga alvinegra afastou de cabeça, mas Hernane pegou de primeira e mandou no ângulo de Wilson, sem defesa.
No final da partida, Almir ainda teve uma chance para o Furacão, mas o goleiro Paulo Victor evitou o gol. O Flamengo valorizou a posse de bola nos momentos finais e saiu de campo vitorioso, aliviado pelo resultado.
O goleiro Wilson, ídolo da torcida alvinegra, deixou o campo chateado com o resultado, mas prometendo honrar a camisa do time nos jogos restantes.
Continua depois da publicidade
– Estamos pagando por erros que cometemos, mas o Figueirense é muito grande e vai superar essa dificuldade e vai voltar a brilhar. Sabemos que estamos em uma situação complicada, somos profissionais, temos caráter, e temos que a cada partida esquecer o que passou e honrar essa camisa até o final do campeonato.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, 11. O Alvinegro recebe o Sport, às 19h30min, no Scarpelli. Já o Flamengo encara o Náutico, nos Aflitos.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO (1)
Paulo Victor; Léo Moura, Gonzáles, Renato Santos, Ramon; Amaral, Renato Abreu, Cleber Santana (Luis Antônio), Wellington Bruno (Adryan); Liedson (Hernane), Vagner Love
Técnico: Dorival Júnior
FIGUEIRENSE (0)
Wilson; Elsinho, Gutti, Canuto, Helder; Coutinho (Claytinho), Claudinei, Túlio (Jackson), Botti (Bruno Nazário); Julio Cesar e Almir
Continua depois da publicidade
Técnico: Márcio Goiano
Gol: Hernane, aos 26 minutos do segundo tempo (Fla)
Amarelos: Botti, Túlio, Gutti (Fig); Ramon, Renato Santos, Adryan (Fla)
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira auxiliado Fabrício Vilarinho da Silva e Katiuscia Berger Mendonça
Local: Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda
Público total: 6.776
Público pagante: 4.532
Renda: R$ 61.780