A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre no Teatro Pedro Ivo de 2 a 10 de julho, divulgou nesta terça-feira os filmes selecionados para a 15ª edição. Dos 57 brasileiros escolhidos, seis são catarinenses.

Continua depois da publicidade

Rafael Martini: Diretor de O Menino e o Mundo é figura carimbada na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Conheça Gabriela Petry, atriz catarinense que atua no filme O Escaravelho do Diabo

Houve 153 curtas-metragens inscritos. São Paulo é o estado que lidera a lista, com 22 títulos. Depois, estão Rio de Janeiro, com sete, e Minas Gerais e Santa Catarina, com seis. Já na categoria internacional, novidade desta edição, há seis curtas do Chile, Venezuela, Colômbia, Canadá e Espanha, escolhidos por uma equipe de curadoria coordenada por Melina Curi.

Continua depois da publicidade

Confira os catarinenses selecionados:

Bubble (de Daniela Bragaglia e Marina Pinho, SC, animação, 2014, 1’20”)

Fora da caixa (Edemar Miqueta, SC, animação, 2013, 4’30”)

Klaus e Asteróide (de Iliana Fantin, SC, animação, 2015, 4′)

Meu tio que me disse (de Vanusa Angelita Ferlin, SC, ficção, 2015, 9’40”)

No fim da trama (de Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016, 13′)

Quem não tem cão (de Cíntia Domit Bittar, SC, ficção, 2015, 13′)

A lista completa pode ser conferida no site. Para as produções nacionais, o festival concederá quatro prêmios: Melhor Animação, Melhor Ficção, Prêmio Júri Popular e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.

A Mostra já fez mais de 500 mil espectadores. Na primeira edição, em 2002, teve pouco mais de 2,5 mil. Já em 2015, o número de crianças e adultos que assistiu aos filmes foi de 40 mil.

— Como temos edições anuais, temos esta característica de ter filmes muito recentes. E os filmes catarinenses estão cada vez com mais qualidades de conteúdo e técnica. Acho que a Mostra tem um pouco de responsabilidade nisso, e fico muito feliz. É um festival único, referência — defende a diretora geral Luiza Lins.

Continua depois da publicidade

Outra novidade deste ano é um cineclube de cinema infantil. Todo último sábado do mês, haverá uma sessão gratuita no cinema do CIC. A estreia será no dia 30 de abril, às 16h, com a animação francesa Kiriku, Os Homens e as Mulheres. Na mesma data, será inaugurada uma exposição comemorativa no MIS – Museu da Imagem e do Som – em comemoração aos 15 anos do festival.