Você sabe como o Vestibular de Inverno da Udesc calculará a pontuação dos candidatos? E o que pode te desclassificar do processo seletivo? O Vestibular DC preparou um apanhado das principais dicas “espalhadas” pelo edital e organizou perguntas e respostas para os vestibulandos mais preocupados. Confira:

Continua depois da publicidade

:: Há cotas na Udesc? E Sisu?

O vestibular de inverno da Udesc deve preencher apenas 75% das vagas do segundo semestre, já que a o restante foi feito via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no começo do ano. A adesão à plataforma foi decidida pelo Conselho Universitário da Udesc em 2013, já valendo para o último processo seletivo de verão.

A Política de Ações Afirmativas (cotas), por sua vez, já é aplicada desde o vestibular de inverno de 2011 e reserva 30% das vagas para cotistas: são 20% do total de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em instituições públicas, e 10% para candidatos negros. As mesmas porcentagens são aplicadas ao vestibular comum e ao ingresso via Sisu.

:: O que eu levo para a prova?

Continua depois da publicidade

Antes de qualquer coisa, confira a situação do seu documento de identidade. Pode ser o RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho ou boletim de ocorrência emitido há até 30 dias. A identificação deve estar atualizada e em bom estado, com todas as informações legíveis.

Quanto ao material, sem mistério: a Udesc aceita apenas canetas esferográficas transparentes nas cores azul ou preta. Respostas e redações a lápis serão anuladas e não terão direito a recurso. Lápis, lapiseira (transparente) e borrachas (sem capa) serão aceitos nos locais de prova, mas apenas para os rascunhos.

:: Como meus pontos são calculados?

O resultado do vestibular da Udesc é um dos mais simples de se calcular a partir do gabarito divulgado na internet após a prova. Ao contrário da UFSC, onde é quase impossível fazer uma estimativa do resultado, na Udesc cada questão vale um ponto – por isso, basta somar o número de acertos e aguardar pela nota da redação.

A prova é composta de 100 questões – todas com o mesmo peso, somando 100 pontos. São duas etapas, com 50 perguntas de manhã e mais 50 à tarde. Cada questão é composta de cinco alternativas, das quais apenas uma deve ser assinalada pelo candidato.

Continua depois da publicidade

Pela manhã, serão resolvidas as questões de Matemática (14 questões), Biologia (14), Língua Estrangeira (8) e Português (14). À tarde, sobram as perguntas de Física (14), Química (14), História (11) e Geografia (11).

:: Eu posso ser desclassificado?

Sim, e por várias razões! A primeira dela é não alcançar 10% de acerto na prova objetiva ou zerar a redação. O candidato também não pode sair da sala sem acompanhamento de um fiscal, não pode deixar de devolver o material completo à banca e nem se recusar a entregar as folhas após o fim do tempo.

Quem conversar com os vizinhos ou solicitar material emprestado pode ser eliminado do vestibular. Se faltar a qualquer uma das etapas (manhã e tarde), também.

O porte de alguns itens também pode excluir o candidato do processo seletivo: é proibido usar óculos escuros, cachecol, boné ou chapéu. Aparelhos eletrônicos também estão banidos, como telefone celular, qualquer tipo de relógio, calculadora, tablet, pen drive, MP3 ou tablets. Fazer a prova armado (inclusive com porte legal) também é motivo para ser retirado do processo.

Continua depois da publicidade