Após a 31ª rodada da Série B disputada ontem, a contagem regressiva para os pontos necessários para garantir o acesso à Série A de 2015 já começou. Com a vitória sobre o ABC por 3 a 0, na Arena, o JEC se consolidou na vice-liderança, agora com 57 pontos, e está há nove de garantir a volta à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro após 27 anos – sua última participação foi em 1987.

Continua depois da publicidade

::: Confira o blog do Professor Kmarão

Isso porque, de acordo com o Professor Kmarão, colunista do Diário Catarinense, o time que fizer 66 pontos terá 99,99% de chance de obter a vaga na Série A do ano que vem. Nas últimas sete rodadas, bastarão três vitórias para a tão sonhada conquista. Até o fim da Segundona serão três jogos em casa (Bragantino, Ponte Preta e Luverdense) e quatro fora (Avaí, Sampaio Corrêa, Boa Esporte e Oeste).

::: Veja a classificação da Série B e a tabela dos jogos

Continua depois da publicidade

No caso do Avaí, a derrota para a Ponte Preta por 3 a 1 complicou um pouco situação, embora o time continue no G-4. Com 52 pontos, a equipe azurra precisará de 14 pontos em 21 a serem disputados para manter sua posição entre os quatro melhores. Terá quatro jogos em casa (JEC, Oeste, Portuguesa e Vasco) e três fora (Luverdense, América-MG e Santa Cruz), necessitando de quatro vitórias e dois empates. Mas a própria projeção do Kmarão indica que 65 pontos as chances são enormes e 64 são grandes. Tudo vai depender do desempenho dos rivais nesta reta final.

Com 60 pontos, a Ponte Preta parece estar bem próxima de retornar à elite do futebol nacional após cair em 2013. Em terceiro com 54 pontos, o Vasco perdeu para o América-RN por 2 a 0 ontem e voltou a dar demonstrações de que precisará lutar muito por uma das quatro vagas na Primeira Divisão.