‘E o outro cachorro, como está?’. A pergunta se repete inúmeras vezes nos comentários do vídeo que mostra o resgate de dois cachorros presos no tubo de drenagem pluvial na Rua Heinrich Goldacker, uma transversal da rua Jequié no bairro Itoupava Seca em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Com mais de 900 mil visualizações, o vídeo de 14 minutos viralizou dois anos após ser postado. Dos dois animais retirados da rede pluvial, apenas um sobreviveu. Batizado de Tubo pelos voluntários que acompanharam o resgate, o cachorrinho foi devolvido ao dono na época e desde lá não se teve mais notícias.
Passados dois anos, continuaremos sem respostas sobre o outro cachorro. Tubo, que na verdade atende pelo nome de Neguinho, morava na casa do empresário Cleverson Carlini. Carlini morreu no dia 29 de maio enquanto jogava futsal no Trivela Futebol Society. De acordo com Andreia Carlini, prima de Cleverson, a casa do empresário foi roubada na noite do dia 30 enquanto Carlini era velado. Não se sabe se o cachorro fugiu ou se foi solto.
– Desde então não conseguimos mais encontrar o Neguinho, no dia seguinte do falecimento fomos buscá-lo e não o encontramos mais.
Continua depois da publicidade
Autor da filmagem e voluntário da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu), Andrey Nazareno Juttel, conta que mora perto da casa onde o cão vivia e vai monitorar a região para tentar encontrar Neguinho.
>>> Confira o vídeo
Andrey Juttel revela como foi o resgate há dois anos
Desde segunda-feira, dia 24 de setembro de 2012, moradores ouviam ruídos vindo da tubulação. Os bombeiros foram chamados na quarta-feira, dia 26 de setembro, mas como os animais estavam dentro da tubulação nada pôde ser feito. No dia 27 de setembro, quinta-feira, Juttel foi acionado para ir até o local verificar a situação.
Como não era possível escavar a vala com uma pá, uma equipe dos Serviços Urbanos de Blumenau foi acionada e cedeu trabalhadores e maquinário para ajudar na retirada dos cachorros. Juttel explica que a surpresa veio quando a tubulação começou a ser quebrada:
Continua depois da publicidade
– Assim que apareceu a cabeça do cachorro que estava morto descobrimos que havia mais um animal dentro do tubo. Ele ainda estava vivo e foi aí que eu entrei na vala para ajudar.
O resgate durou pouco mais de 15 minutos e o filhote foi encaminhado para uma clínica veterinária e devolvido ao dono.
– Tudo aconteceu de maneira coletiva, sem ajuda não teríamos conseguido tirar o cachorro do tubo – lembra Juttel.
Continua depois da publicidade
Ajude!
A Aprablu é uma Organização Não Governamental (ONG) de proteção aos animais de Blumenau e região e conta com o trabalho voluntário para fazer o resgate e cuidado de cães, gatos e outros animais. Você pode ajudar doando ração, medicamentos ou agasalhos. Através do site é possível acompanhar as datas das feiras de adoção.